Comissão aprova isenção de tarifa bancária para agricultor
CI
Agronegócio

Comissão aprova isenção de tarifa bancária para agricultor

Pela proposta, a conta será isenta de tarifas para o trabalhador, mas não poderá ser aberta como pessoa jurídica (empresa) e será limitada a depósitos, transferências eletrônicas e saques, vedada a utilização de cheques
Por:
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (7), o Projeto de Lei 996/07, do deputado Fernando Coelho Filho (PSB-PE), que cria a conta bancária familiar rural para os trabalhadores beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

Pela proposta, a conta será isenta de tarifas para o trabalhador, mas não poderá ser aberta como pessoa jurídica (empresa) e será limitada a depósitos, transferências eletrônicas e saques, vedada a utilização de cheques. Os custos dos serviços bancários serão cobertos pelos gestores do Pronaf ou órgão equivalente.

Emenda

O relator, deputado Afonso Hamm (PP-RS), apresentou parecer pela aprovação, com emenda determinando que sejam definidos posteriormente, por regulamento, quais agricultores familiares e empreendedores familiares rurais serão beneficiados. Segundo o parlamentar, as tarifas cobradas pelos bancos para manutenção de contas correntes e prestação de serviços bancários se tornaram um problema que afeta as camadas mais frágeis da sociedade, como é o caso dos agricultores familiares.

O relator ressalta ainda que os gastos com tarifa bancária anula parte dos efeitos positivos da queda nos juros incidentes sobre as linhas de crédito e inibe a inserção de um universo significativo de pequenos produtores no sistema financeiro.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será ainda examinada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:
- PL-996/2007

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.