Comissão debate crise das usinas de açúcar e etanol no Centro-Sul
CI
Agronegócio

Comissão debate crise das usinas de açúcar e etanol no Centro-Sul

Usinas de cana colheram três safras consecutivas afetadas por problemas climáticos
Por:
Usinas de cana colheram três safras consecutivas afetadas por problemas climáticos

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural realizará audiência pública, nesta terça-feira (26), para debater a situação das usinas de açúcar e etanol do Centro-Sul do Brasil. Essa área geoeconômica abrange os estados das regiões Sul, Sudeste (com exceção do norte de Minas Gerais), Centro-Oeste e o sul de Tocantis.


A iniciativa do debate é do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), com o apoio dos deputados Moreira Mendes (PSD-RO) e Abelardo Lupion (DEM-PR). Nogueira cita dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), segundo os quais das 330 usinas de açúcar e etanol do Centro-Sul, responsáveis por 90% de toda a cana processada no País, 60 deverão fechar as portas ou mudar de dono nos próximos três anos.


As usinas, ressalta Nogueira, além de contarem com poucos recursos para renovar e ampliar o canavial, colheram três safras consecutivas afetadas por problemas climáticos, o que elevou o custo. “Para piorar, o setor alega não ter como repassar esse aumento para o preço, por causa da concorrência da gasolina e dos valores do açúcar fixados no mercado internacional”, diz.


O parlamentar acrescenta que a crise afeta o emprego e atividade econômica das localidades onde as destilarias estão localizadas. “Em 2012, conforme o Dieese, o setor ucroalcooleiro [que produz açúcar e álcool] eliminou mais de 18 mil postos de trabalho no País”, informa.


Convidados
Foram convidados para o debate:
- o diretor do Departamento de Cana de Açúcar e Agroenergia da Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cid Jorge Caldas;
- o presidente da Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil, Ismael Perina Júnior;
- o diretor-técnico da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo, Antônio de Pádua Rodrigues;
- o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas de São Paulo, Sérgio Luiz Leite;
- o presidente da Federação dos Trabalhadores da Alimentação de São Paulo e vice-presidente da Executiva Nacional da Força Sindical, Melquiades de Araujo; e
- o presidente da Associação de Produtores de Bioenergia do Paraná, Miguel Rubens Tranin.

A reunião será realizada no Plenário 6, às 14h30.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.