CI

Comissão Européia quer apressar acordo com Mercosul


A Comissão Européia (CE) está "plenamente comprometida" a concluir neste ano um acordo de associação entre a União Européia (UE) e o Mercosul, informaram fontes da organização. A declaração foi motivada pela chegada a Bruxelas do novo presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, Eduardo Duhalde, ex-presidente da Argentina.

Duhalde chegou ontem à capital da União Européia, onde se reuniu com o alto representante para a Política Externa e a Defesa da UE, Javier Solana. Para hoje, está previsto encontro com o presidente da CE, Romano Prodi.

Esta é a primeira visita de Duhalde desde sua nomeação como representante do Mercosul na UE. Fontes da Comissão classificaram a indicação do ex-presidente argentino um importante passo para a comunicação entre os dois blocos econômicos.

Segundo essas fontes, as discussões entre Mercosul e a UE estão em um momento "delicado" e o sucesso das negociações será uma importante mensagem para a terceira cúpula de chefes de Estado e do Governo da UE, da América Latina e do Caribe que se realizará nos próximos 28 e 29 de maio na cidade mexicana de Guadalajara.

O Mercosul, formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, e a UE começaram no dia 3 de maio uma nova rodada de contatos com a intenção de se chegar a um acordo de associação.

As principais dificuldades nas negociações estão no capítulo agrícola e no setor de serviços. O Mercosul quer significativas concessões no que diz respeito ao acesso de seus produtos agrícolas aos mercados europeus, e a UE em três áreas: bens industriais, serviços e compras governamentais.

Segundo alguns observadores, a conclusão de um acordo com a União Européia dará mais força ao Mercosul nas negociações para conseguir bons resultados no Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca) com os EUA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.