Como biocontroles se encaixam no controle de pragas

ALTERNATIVAS

Como biocontroles se encaixam no controle de pragas

“Este passo pode ser uma mistura de controle biológico e físico"
Por: -Leonardo Gottems
529 acessos

O uso de agentes de controle biológico minimiza o impacto agrícola sobre o meio ambiente e sobre os trabalhadores no campo. Nesse cenário, Surendra Dara, pesquisadora da Universidade da Califórnia, indica que existem várias formas de encaixar esse tipo de controle no método tradicional, permitindo que os agricultores continuem usando produtos químicos tradicionais com menos frequência. 

Ela indica que é preciso escolher plantas resistentes ao hospedeiro. “Avanços consideráveis foram obtidos em variedades resistentes a doenças. Outras características que podem contribuir para diminuir o impacto de pragas, como o momento da colheita, também estão sendo buscadas”, comenta. 

Outro passo importante é prestar atenção no controle cultural. “Existem várias opções disponíveis para produtores nesta categoria. Se você sabe que enfrentará uma praga específica, investigue seu ciclo de vida para ver como as datas de plantio podem ajudá-lo a evitar as principais fases dos ciclos de vida das pragas. Suas aplicações de irrigação ou nutrientes também podem funcionar com ou contra o ciclo de vida de uma praga. Finalmente, você pode plantar culturas de armadilhas, girar as plantações em uma parcela e outra técnica que tornará seu campo menos hospitaleiro para a praga com a qual você está lutando”, indica. 

O terceiro passo é o controle de comportamento. “Este passo pode ser uma mistura de controle biológico e físico, com iscas, armadilhas e interrupções de acoplamento aplicadas”, diz. No entanto, o controle físico ou mecânico também é importante. “Dependendo da praga em questão, redes ou outras opções de exclusão devem ser consideradas. Em alguns casos, a aspiração provou ser eficaz”, conclui.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink