CI

Como construir estufas com materiais reutilizados

Alternativas vão desde garrafas pet até armações com canos de PVC


Um artigo publicado no site espanhol consumer.es listou uma série de dicas para ensinar as pessoas, principalmente aquelas residentes em apartamentos ou na zona urbana em geral, formas de construir estufas ou assemelhados com materiais reutilizados. A primeira alternativa é a utilização de garrafas pet. 

“Os iniciantes no mundo da horticultura têm uma alternativa muito simples, rápida e totalmente econômica (o preço do projeto é zero) de criar uma pequena estufa em casa. O único material necessário é uma velha garrafa de plástico de dois litros e uma tesoura que corta bem. E a construção é ainda mais simples. Basta cortar a garrafa ao meio e manter a parte da tampa, retire a tampa, para que a planta respire e coloque-o em uma panela pequena. Pronto!”, diz o texto. 

Para os interessados que tiverem um espaço maior, como um quintal ou até uma área rural, uma estufa nos moldes tradicionais pode ser construída com simples canos de PVC e pedaços de madeira. “Com tubos de encanamento em PVC - reutilizados ou não - e alguma madeira velha que pode levar uma segunda vida para este projeto, podemos construir uma estufa tradicional em casa, mais ou menos simples e muito econômica”, ensina. 

“A lógica dessa estufa se assemelha à das tendas modernas. Primeiro você tem que começar a montar a estrutura, que é oval. Para isso, usamos PVC e madeira. Uma vez que temos a estrutura, sem aderir, você tem que aderir ao plástico”, completa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.