CI

Como estão as culturas de inverno no Rio Grande do Sul?

Nas regionais de Ijuí e Santa Rosa, iniciou o plantio de trigo para a safra 2022, porém em ritmo lento


Foto: Pixabay

Trigo

Nas regionais de Ijuí e Santa Rosa, iniciou o plantio de trigo para a safra 2022, porém em ritmo lento. A semana foi de intensos trabalhos no preparo das áreas para a cultura através da dessecação de outras espécies presentes nas lavouras, destacando-se o grande número de plantas de azevém germinados até o momento. Em Tenente Portela, na de Ijuí, onde a semeadura ocorre mais antecipada em relação aos demais municípios da região, a germinação e a emergência das plantas estão mais lentas devido às baixas temperaturas registradas entre os dias 16 e 20/05, além da baixa luminosidade, mas não apresentam riscos para a cultura.

Na de Santa Rosa, o tempo do final de semana colaborou para que o avanço da área plantada atingisse 7% do total previsto. As lavouras implantadas estão em germinação e em início de desenvolvimento vegetativo, apresentando boa população de plantas. O tempo ensolarado e as baixas temperaturas desde quinta-feira e durante todo o final de semana foram benéficos para a boa sanidade das lavouras. Nas demais regiões, os produtores realizam o preparo para o plantio.

Canola

Na regional de Santa Rosa, está em andamento o plantio da safra 2022 de canola, sendo que 31% já se encontram plantados, em germinação e em desenvolvimento vegetativo inicial, com excelente estande e boa população de plantas. Muitos produtores estão aumentando a área de canola devido ao custo de implantação ser menor do que da lavoura de trigo, e há garantia de venda para uma empresa da região, com possibilidade de melhor rentabilidade e menor risco de perdas com fatores climáticos. 

Os produtores observam a dificuldade de controle de plantas espontâneas, tendo em vista o alto custo de herbicidas e a grande população de plantas nas lavouras em decorrência do baixo índice foliar que a soja apresentou na safra. Na regional de Ijuí, o plantio segue em atraso por causa da alta umidade no solo, além da demora na conclusão da colheita da soja. Os principais municípios que cultivam canola são Ibirubá e Jóia, mas a área semeada não chega a 10%. Nos demais municípios, o plantio avançou durante o final de semana e atingiu em torno de 20% da área estimada em toda a região.

Aveia branca 

Na regional de Ijuí, a cultura teve prioridade de semeadura em relação ao trigo durante a semana, e aproximadamente 40% da área já está implantada. As lavouras semeadas apresentam boa germinação e emergência uniforme.

Emater/RS*

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.