Como o clima interfere no processo de colheita do algodão?

FIM DE SEMANA

Como o clima interfere no processo de colheita do algodão?

O comprometimento das ceras em decorrência da excessiva umidade do ar e do ambiente implica perda de resistência
Por: -Aline Merladete
1687 acessos

Os elementos fundamentais do clima, como temperatura, umidade relativa do ar, precipitação pluvial (quantidade, distribuição e intensidade), radiação solar e outros fatores, exercem influência direta sobre a colheita, isto é os frutos só se abrem se houver radiação na medida certa. 

Assim, a radiação é o componente físico externo indispensável para a abertura dos frutos para sua transformação em capulhos. 

Chuvas excessivas, na época da colheita, (acima de 500 mm) e tempo nublado, por mais de uma semana, prejudicam a abertura dos frutos, reduzem a qualidade do algodão em pluma e da semente podendo, inclusive, ocorrer germinação das sementes no próprio fruto, bem como redução da qualidade global da fibra do algodão, em decorrência da perda quase total das ceras, componente importante da fibra, responsável por sua lubrificação no processo de fiação, pelo fato de controlar a absorção de água pela fibra em condições normais. 

Conforme a Embrapa, as ceras, embora representem apenas 0,6%  da fibra, são consideradas o segundo componente em importância, superadas apenas pela celulose, que represente mais de 95% da fibra.  O comprometimento das ceras em decorrência da excessiva umidade do ar e do ambiente implica perda de resistência , de sedosidade, brilho e da brancura da fibra. 

A constância do tempo chuvoso e nublado impede a abertura dos frutos e os que se abrem apresentam fibras amareladas e fracas, pois os fungos saprófitas iniciam a colonização e alimentam-se delas, conduzindo os frutos, as reduções irreversíveis de qualidade. 
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink