CI

Como vem as lavouras de arroz na safra 21/22

Clima tem favorecido os cultivos da região do centro-norte do país


Foto: Marcel Oliveira

Com o fim da primavera e o início do verão, que ocorreu a partir das primeiras semanas deste mês, a constatação é que o clima tem favorecido os cultivos da região do centro-norte do país, trazendo boas expectativas para os produtores de grãos. A análise é da última edição deste ano do Boletim de Monitoramento Agrícola, Cultivos Verão (Safra 2021/2022), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Veja como está a situação das lavouras pelo país:

Rio Grande do Sul: semeadura está finalizada. Por fazer uso de irrigação, as lavouras estão com bom desenvolvimento, sob condições de ótima radiação solar, temperaturas altas durante o dia e amenas à noite. A falta de chuvas em muitas regiões do estado não tem impactado diretamente à cultura, mas reduz o nível dos mananciais. monitoramento das lavouras

Santa Catarina: lavouras majoritariamente em desenvolvimento vegetativo e apresentando boa evolução. O clima tem sido benéfico, inclusive com a retomada de dias ensolarados, com maior incidência luminosa e temperaturas médias adequadas.

Tocantins: a semeadura pouco avançou, pois foi suspensa em determinado momento devido ao excesso de chuvas nas regiões produtoras. Até o momento foi semeada cerca de 80% da área total prevista e as lavouras já implantadas vêm apresentando bom desenvolvimento, no geral.

São Paulo: maioria das lavouras ainda em desenvolvimento vegetativo, mas uma parcela significativa já desponta para os estádios de floração. Condições climáticas se apresentam favoráveis, mas há registro de perda de potencial produtivo devido ao excesso de dias nublados, reduzindo a atividade fotossintética das plantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.