CI

Conab assina convênio com cooperativas de crédito no PR

O objetivo é garantir mais segurança nas transações bancárias dos pequenos agricultores que comercializam com a estatal


A partir desta semana, a Superintendência Regional da Conab no Paraná começa a realizar movimentação de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Agricultura Familiar com entidades financeiras. O objetivo é garantir mais segurança nas transações bancárias dos pequenos agricultores que comercializam com a estatal.

Na última sexta-feira (28), o superintendente regional, Lafaete Jacomel, reuniu-se com gestores das cooperativas de crédito Sicred, Cresol e Crehnor, para firmar termo de cooperação para a movimentação dos recursos do PAA nos mesmos moldes do convênio já formado com o Banco do Brasil. “O que muda agora é que o banco será o responsável, se o contrato não for cumprido. Antes era realizado um acordo informal entre a Conab e as instituições financeiras, onde os recursos do programa deveriam ser movimentados somente com autorização da estatal, mas às vezes aconteciam movimentações indevidas”, explica ele.

No Paraná, as três cooperativas têm aproximadamente 200 agências descentralizadas, que absorvem parcela significativa na movimentação bancária dos agricultores. “A partir desse convênio, teremos maior segurança quanto à destinação dos recursos do PAA”, diz o técnico Paulo Coutinho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.