Conab já havia encaminhado casos de irregularidades do PEP ao MPF
CI
Agronegócio

Conab já havia encaminhado casos de irregularidades do PEP ao MPF

A fraude no deságio já havia sido constatada pela fiscalização da Conab, como a própria CGU afirma
Por:
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) receberam, no dia 29, os relatórios da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre as auditorias realizadas por determinação da Presidenta Dilma Rousseff, após denúncias que envolviam os dois órgãos.


À época, ocorreram mudanças no Mapa, com a posse do novo Ministro, Mendes Ribeiro Filho, e do Secretário-Executivo, José Carlos Vaz. Já na Conab, foi feita a substituição do Procurador-Geral por um Advogado da União, com a permanência dos gestores na empresa, uma vez que as denúncias e investigações estavam voltadas a gestões anteriores.

Segundo os relatórios divulgados na terça-feira pela CGU, entre outros apontamentos, as operações do Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) milho apresentaram um prejuízo potencial de R$ 228 milhões em subvenções, que teriam sido pagas a empresas que não respeitaram as regras do programa ou que pagaram ao produtor menos que o preço mínimo estabelecido em contrato.


A fraude no deságio já havia sido constatada pela fiscalização da Conab, como a própria CGU afirma. Mas, ao contrário do divulgado por diversos órgãos de imprensa, foram sim tomadas providências imediatas pela Companhia, com o encaminhamento ao Ministério Público Federal de todos os casos com indícios de irregularidades, que - por sinal - já resultaram na abertura de 14 inquéritos pela Polícia Federal.

Acompanhando as condutas adotadas pelo Ministério da Agricultura, na Conab, o Presidente, os Diretores e a Auditoria Interna já estão trabalhando na análise do conteúdo do relatório, com vistas às providências necessárias para atender às recomendações feitas pela Controladoria-Geral da União..


Veja o relatório da CGU, na íntegra, clique aqui.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.