CI

Conab realiza PEP de uva

O PEP é um instrumento de apoio econômico dado pelo Governo Federal àqueles que se disponham a adquirir o produto indicado


O PEP é um instrumento de apoio econômico dado pelo Governo Federal àqueles que se disponham a adquirir o produto indicado

Em razão dos altos estoques de vinho que têm dificultado a venda da uva pelo preço mínimo, no Rio Grande do Sul, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá realizar, na próxima quinta-feira (25/10) uma operação de subvenção na forma de equalização de preços, por meio do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP). O leilão será para o escoamento de 7 mil toneladas de uvas híbridas/americanas e 7 mil toneladas de uvas viníferas, safra 2011/2012. O edital referente a esta operação foi publicado nessa quinta-feira (18/10) e encontra-se disponível no site da Conab (www.conab.gov.br).

Podem participar indústrias de processamento e de elaboração de vinho que comprovarem a aquisição da uva de agricultores familiares. O participante deverá comprovar a compra de uvas híbridas/americanas ou uvas viníferas, safra 2011/2012, de acordo com a tabela de preço mínimo vigente e o escoamento do vinho fino e de mesa para qualquer localidade, exceto para as Regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste, na proporção de um litro de vinho para cada 1,34 kg de uva arrematado.

Os leilões contarão com recursos de até R$ 37,7 milhões. O prazo máximo para a comprovação da operação para o recebimento do prêmio será de até 280 dias corridos, contados após a data limite estabelecida para a venda do produto, em cada leilão.

O PEP é um instrumento de apoio econômico dado pelo Governo Federal àqueles que se disponham a adquirir o produto indicado, diretamente do produtor rural ou sua cooperativa, pelo valor do preço mínimo fixado, promovendo o seu escoamento ou destinação na forma definida em edital. Esse instrumento é utilizado quando o preço de mercado de um produto se encontra abaixo do preço mínimo fixado em lei. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.