CI

Concurso de qualidade de café em Nova Resende

Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Resende é um dos parceiros do 1º Concurso de Café de Qualidade do município

O Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Resende é um dos parceiros do 1º Concurso de Café de Qualidade do município. O evento é uma realização do IFSUL de Minas, polo de Muzambinho, Emater, Sebrae, COOPERVITAE (Cooperativa dos Produtores Orgânicos de Nova Resende e Região) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Os 10 finalistas de cada município serão conhecidos na noite do dia 25, quinta-feira, durante apresentação na Câmara de Vereadores de Nova Resende. O evento ainda prevê palestra com Carmem Lúcia Chaves de Brito, da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais).

Realizado há quatro anos nos municípios de Cabo Verde e Muzambinho, em 2018 o concurso cresceu com a integração do município de Nova Resende. A iniciativa de participação partiu da COOPERVITAE. O município levou para o concurso 59 amostras de café, das quais 32 são de cafés especiais.

Nova Resende é um município cuja economia é cafeeira com a produção aproximada de 400 mil sacas/ano. A altitude, cerca de 1.200m, também privilegia a produção de cafés de qualidade.  Para o presidente do Sindicato Rural, Ronaldo Ferreira Cardoso, este concurso é uma oportunidade para mostrar a qualidade da produção cafeeira do município, que além da altitude privilegiada para os cafés de qualidade, é a principal fonte de renda de Nova Resende.

O concurso é realizado em duas modalidades cereja descascado e natural. Uma rodada de negócios para a comercialização dos cafés está prevista para o dia 27/10 em Muzambinho. Dos 30 lotes selecionados, os produtores podem ofertar entre o mínimo de duas sacas por lote e o máximo disponível para a comercialização. A venda é feita por maior lance e aceitação entre as partes.

Segundo o presidente da COOPERVITAE, Alessandro Marcos de Miranda, esta é uma excelente oportunidade para os produtores comercializarem seu produto diretamente com os compradores. "Agregamos valor ao produto e apresentamos diretamente ao cliente”. A expectativa dos organizadores é que 150 produtores participem do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.