CI

Conheça a cultivar de arroz mais plantada no RS

Variedade responde por 52% da área semeada no Estado e é a mais produtiva


Foto: Pixabay

A cultivar IRGA 424 RI, desenvolvida pelo Instituto Rio-Grandense do Arroz, lidera o ranking das variedades mais plantadas no Estado na safra 2020/21. Ela ocupou 52% dos 945.940 hectares de área semeada. Na safra anterior a variedade também foi a mais plantada, ocupando 49,6% da área total. 

Ela foi derivada da 424 com inclusão do gene de resistência aos herbicidas do grupo Imidazolinonas, sendo uma alternativa de manejo para o controle do arroz daninho.Cultivar de alto potencial produtivo, além de ser resistente à brusone na folha e na panícula, acamamento e à toxidez por ferro. Tem ciclo médio com plena floração em 103 dias e maturação em 133 dias.

Apresenta grãos longos e finos e 68% de renda no beneficiamento, 63% de rendimento de grãos inteiros. O trabalho básico de melhoramento foi realizado na Estação Experimental do Arroz do IRGA, em Cachoeirinha, em 2008. Essa cultivar é uma alternativa importante para cultivo em lavouras que apresentam histórico de incidência de arroz vermelho.

Pode ser cultivada no sistema com irrigação por inundação e nos sistemas que utilizam a semeadura em solo seco, como o preparo do solo convencional, cultivo mínimo e plantio direto.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.