Conheça o curral circular
CI
Imagem: Divulgação
PECUÁRIA

Conheça o curral circular

Modelo de manejo prioriza o bem-estar animal e segurança do trabalhador
Por: -Eliza Maliszewski

Foi inaugurado neste mês o novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse, construído na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). O chamado curral circular substitui o antigo curral do “Retiro do Rochedo”, montado quando a unidade foi fundada.

As obras iniciaram em maio do ano passado e a nova estrutura custou cerca de R$ 400 mil, com recursos do Acordo de Cooperação Técnica do projeto Carne Carbono Neutro (CCN), assinado entre a Marfrig Global Foods e a Embrapa.

O curral é feito em concreto protendido, é anti-estresse e coberto com telhado antitérmico. Tem 600 metros quadrados e será usado para a pesquisa na unidade e possibilita o manejo de até 200 animais por dia. Além de mais bem-estar ao gado também conta com maior segurança para o manejo de pesquisadores, funcionários e estagiários.

As paredes são fechadas para que os animais não se distraiam e caminhem sem esforço até o tronco de contenção. Com isso há menos animais machucados e que perdem peso pelo estresse do manejo. A instalação ainda conta com sistemas integrados de produção, nutrição animal e manejo de forrageira e recurso de captação de água.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink