CI

Conheça o curral circular

Modelo de manejo prioriza o bem-estar animal e segurança do trabalhador


Foto: Divulgação

Foi inaugurado neste mês o novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse, construído na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS). O chamado curral circular substitui o antigo curral do “Retiro do Rochedo”, montado quando a unidade foi fundada.

As obras iniciaram em maio do ano passado e a nova estrutura custou cerca de R$ 400 mil, com recursos do Acordo de Cooperação Técnica do projeto Carne Carbono Neutro (CCN), assinado entre a Marfrig Global Foods e a Embrapa.

O curral é feito em concreto protendido, é anti-estresse e coberto com telhado antitérmico. Tem 600 metros quadrados e será usado para a pesquisa na unidade e possibilita o manejo de até 200 animais por dia. Além de mais bem-estar ao gado também conta com maior segurança para o manejo de pesquisadores, funcionários e estagiários.

As paredes são fechadas para que os animais não se distraiam e caminhem sem esforço até o tronco de contenção. Com isso há menos animais machucados e que perdem peso pelo estresse do manejo. A instalação ainda conta com sistemas integrados de produção, nutrição animal e manejo de forrageira e recurso de captação de água.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.