CI

Consórcio de dia de campo com leilão ganha espaço entre criatórios

Iniciativa realizada pela GAP Genética oportunizou mostrar os animais a campo antes da venda e deve apresentar novidades no próximo ano


Foto: Nicoli Dichoff

A união de dois eventos para a venda de animais oportunizando ao comprador conhecer a história do exemplar que vai adquirir foi uma iniciativa de sucesso realizada pela GAP Genética, de Uruguaiana (RS), em seu último leilão que agregou também um Dia de Campo. A oferta foi constituída por 100% dos machos da raça Crioula da geração 2017 do criatório, e potrancas da geração 2016, de excelente qualidade. A aceitação foi muito positiva, assim como o resultado das vendas, com destaque para a liquidez.

Márcia Linhares, uma das diretoras da GAP Genética, conta que a ideia dessa combinação de leilão e Dia de Campo surgiu de um questionamento feito: "Se eu estivesse do lado do comprador, do que gostaria?". Ressalta que normalmente quando se adquire um macho, é importante saber sobre a sua família, sobre seus pais, avós, tios, irmãos, ou seja, o máximo que puder conhecer da genética do animal."Foi assim quando fomos à Argentina comprar um garanhão para a cabanha e pesquisamos toda a família até tomar uma decisão. E a partir desta experiência decidimos mostrar um pouco da nossa manada e sua origem em um Dia de Campo e já aproveitando a oportunidade para apresentar também alguns animais de destaque da nossa criação", afirmou, lembrando que também o pessoal estava curioso em conhecer a primeira geração do Yanca Intendente que foi um dos garanhões trazidos da Argentina e que já tinha a primeira produção dele ao pé.

Segundo Márcia, quanto mais informações sobre um animal, melhor, porque, principalmente na compra de um reprodutor, não é possível arriscar. Salienta ainda que a força do Cavalo Crioulo impressiona com a liquidez que tem dentro da raça e os animais de ponta são sempre bem valorizados. "O mundo do cavalo é bastante competitivo. Tem pessoas de outros segmentos que investem forte, em busca de resultados, então tu te obrigas a ter resultado e ir atrás de animais diferenciados. A ideia é repetir o ano que vem esse modelo,  talvez com alguma surpresa, mas sempre aproveitando o dia na fazenda, adianta a diretora da GAP, destacando que o próximo leilão do criatório ocorrerá na Temporada de Primavera, quando serão ofertados gado e cavalo.

O diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, que foi responsável pela batida do martelo no evento inédito da GAP Genética, garante que foi uma iniciativa brilhante. "O resultado foi muito bom e existe uma ideia de aumentar esse Dia de Campo combinado com leilão para o ano que vem, talvez ofertando gado também. Como a GAP tem uma manada hoje numerosa, de muita qualidade e que vem performando muito bem na morfologia e no Freio, acredito que é um evento que veio para ficar devido ao sucesso e ao reflexo positivo que teve na raça como um todo", ressaltou.

O Dia de Campo seguido de remate da GAP Genética foi um sucesso de público, registrando liquidez total da oferta, com vendas também para o Uruguai. A média ficou em R$ 20,180 mil, e mais a venda de coberturas de dois importantes cavalos, o Ianca Intendente e o Charque Almirante.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.