Consumo de carne deve cair para menor nível em 9 anos
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,806 (4,73%)
| Dólar (compra) R$ 5,62 (-0,44%)

Imagem: Pixbay

ESTATÍSTICA GLOBAL

Consumo de carne deve cair para menor nível em 9 anos

Pandemia é a principal causa
Por: -Leonardo Gottems
1018 acessos

O consumo per capita de carne deste ano deve cair para o menor nível em nove anos e a queda de 3% em relação ao ano passado representa o maior declínio desde pelo menos 2000, segundo dados da Organização das Nações Unidas. Enquanto isso, analistas de todo o mundo estão prevendo declínios não apenas per capita, mas também para a demanda geral em suas regiões. 

De acordo com informações da Bloomberg, essa é uma reviravolta dramática para um setor que passou a contar com um crescimento constante. Notavelmente, a mudança está acontecendo em todos os principais mercados, inclusive nos EUA, onde se prevê que o consumo per capita de carne não retornará aos níveis pré-pandêmicos até pelo menos depois de 2025. 

Há uma série de fatores que contribuem para a mudança e as consequências econômicas do coronavírus significam que os consumidores estão reduzindo as contas dos supermercados. As paralisações de restaurantes prejudicaram a demanda, já que as pessoas comem mais carne quando jantam fora. 

Na China, que representa cerca de um quarto do consumo mundial, há uma crescente desconfiança em relação aos produtos de origem animal, depois que o governo sugeriu uma ligação entre a proteína importada e um surto em Pequim. Interrupções na produção, como os surtos de plantas que provocaram uma crise no setor nos EUA, também criaram problemas de oferta que levaram a menos consumo de carne. 

A Bloomberg afirmou que há indícios de uma mudança estrutural ocorrendo, com milhões comendo mais proteínas vegetais por causa de preocupações ambientais e também com as unidades frigoríficas fechando plantas pelo coronavírus. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink