CI

Controle de nematoides: rotação de culturas e variedade resistente de soja

Espécie que mais preocupa é a reniforme


Na região centro-sul de Mato Grosso do Sul, com destaque para o município de Maracaju, a espécie de nematoide que mais causa dor de cabeça aos produtores rurais é o nematoide reniforme. Durante o Showtec 2012, evento realizado pela Fundação MS, a Embrapa, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  apresentou como se fazer o controle de nematoides.


“Desde a safra 2005/2006, estamos dando destaque para o manejo desse nematoide. Há seis safras estamos nessa área no Showtec que era um dos locais mais infestados. Usamos essa área para fazer a demonstração do manejo correto que, basicamente, acontece de duas formas: rotação de culturas e uso de variedades de soja resistentes”, disse o pesquisador nematologista da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus.

O ideal é unir as duas práticas, mas se o produtor rural utilizar uma das duas soluções tecnológicas – rotação de culturas ou variedade de soja resistente –, já é possível obter um bom resultado no controle de nematoide.

Neste ano, a área de demonstração está dividida entre variedade suscetível e variedade resistente para que o produtor possa ver a diferença na soja. O destaque principal de variedade surgiu a partir do trabalho de melhoramento da Embrapa, que selecionou material resistente, que é a BRS 295RR.


Para Asmus, o que também tem chamando a atenção no evento é o nível de consciência do produtor em relação ao problema dos nematoides, que não havia há seis anos, quando a Embrapa começou a falar sobre controle dessa praga no Showtec. “Eles vêm em busca de informação, discutem com propriedade sobre o assunto e se interessam por soluções”, comentou Asmus.

Em Dourados, na Embrapa Agropecuária Oeste, há laboratório habilitado para análise de solos e raízes, que identifica e quantifica quaisquer espécies de nematoides fitoparasitos. A Unidade de Pesquisa está localizada na BR 163, km 253, Dourados/MS. O telefone de contato é (67) 3416-9700.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.