Cooperação leva conhecimento da Embrapa a países africanos

Agronegócio

Cooperação leva conhecimento da Embrapa a países africanos

Participam do primeiro módulo 49 técnicos em agricultura de 28 países africanos
Por: -Joana
2086 acessos
Resultado de articulações entre o Ministério das Relações Exteriores, por meio da ABC (Agência Brasileira de Cooperação), a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) vem oferecendo cursos de capacitação aos países africanos com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas. Os eventos, que possuem dois módulos, fazem parte da Plataforma Brasil África de Inovação Tecnológica para Segurança Alimentar. No mês de abril, diversos temas vêm sendo trabalhados: “sistema de produção de milho para a pequena propriedade rural, produção comunitária de sementes de milho e sistema de coleta e conservação de água na propriedade rural" e “cultivo de soja”.

O primeiro módulo, que vem sendo realizado esta semana na Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília-DF), tem como tema “agricultura: motor do desenvolvimento econômico e social”. Participam 49 técnicos em agricultura originários de 28 países africanos. E no período de 11 a 15 de abril, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) sediará a segunda etapa. Pesquisadores, analistas e assistentes apresentarão palestras sobre como cultivar o milho em propriedades familiares e sobre a tecnologia social das barraginhas e do lago de múltiplo uso (veja programação no final da matéria). Todos os técnicos africanos fazem parte de centros de pesquisa agrícola, investigação agrária, institutos de extensão rural e universidades e atuam como pesquisadores, especialistas, coordenadores e supervisores.

Segundo informações da Embrapa Estudos e Capacitação, esta é a segunda etapa do Diálogo Brasil-África em Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, ação coordenada pela ABC. A primeira fase foi realizada em outubro de 2010, com a participação de 42 técnicos procedentes de 24 países africanos. Para participar da capacitação, o interessado deve se cadastrar por meio do site da Agência Brasileira de Cooperação, onde estão disponibilizadas todas as informações sobre o programa. Mais informações e inscrições, clique aqui . Abaixo, veja a programação do curso programado pela Embrapa Milho e Sorgo.

SERVIÇO
EVENTO: Diálogo Brasil-África
MÓDULO: “Sistema de produção de milho para a pequena propriedade rural, produção comunitária de sementes de milho e sistema de coleta e conservação de água na propriedade rural"
DATA: 11 a 15 de abril
LOCAL: Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)

PROGRAMA:
Segunda-feira (11/04/2011):
8h45 – Apresentação institucional
9h – Agronegócio do milho – Pesquisador João Carlos Garcia
10h – Sistemas de produção de milho no Brasil – Pesquisador José Carlos Cruz
13h30 – Manejo integrado de doenças do milho – Pesquisador Rodrigo Veras
15h15 – Manejo de plantas daninhas na cultura do milho – Pesquisador Décio Karam

Terça-feira (12/04/2011):
8h30 – Manejo integrado de pragas do milho – Pesquisador Ivan Cruz
13h30 – Melhoramento genético e cultivares de milho – Pesquisador Paulo Evaristo Guimarães
15h15 – Manejo da fertilidade do solo e nutrição mineral da cultura do milho – Pesquisadora Flávia Cristina dos Santos

Quarta-feira (13/04/2011):
8h30 – Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) – Pesquisador Miguel Marques Gontijo
10h – Visita às unidades de ILPF da Embrapa e Epamig – Pesquisadores Miguel Marques Gontijo (Embrapa Milho e Sorgo) e Maria Celuta Viana (Epamig)
13h30 – Produção de sementes de milho variedade em comunidades rurais – Analista Diego de Oliveira Carvalho
16h – Práticas de produção de sementes de milho variedade (Vitrine de Tecnologias) – Analista Diego de Oliveira Carvalho

Quinta-feira (14/04/2011):
8h - Apresentação do projeto de coleta e conservação de água em barraginhas e lago lonado - Analista Luciano Cordoval de Barros
9h às 17h - Visita à comunidade participante do projeto de coleta e conservação de água.
Dia de campo sobre agricultura familiar, construção de barraginhas, curvas de nível, visita a hortas comunitárias e tanques criatórios de peixes.

Sexta-feira (15/04/2011):
8h30 – Armazenamento do milho em pequenas propriedades – Pesquisador Marco Aurélio Guerra Pimentel
10h – Tecnologia de produção de milhos especiais – Pesquisador Israel Alexandre Pereira Filho
13h30 – Dia de campo: máquinas agrícolas, unidades de armazenamento, minimilho e cultivares de sorgo – Assistente João Batista Guimarães Sobrinho
16h – Avaliação do treinamento e encerramento

Mais informações: Área de Comunicação Empresarial (ACE) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ouace@cnpms.embrapa.br.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Milho e Sorgo.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink