Cooperativas participam de oficina virtual de marketing digital
Cerca de 20 pessoas participaram de uma oficina virtual sobre uso de mídias e redes sociais
Cerca de 20 pessoas, entre representantes de cooperativas e extensionistas, participaram de uma oficina virtual sobre uso de mídias e redes sociais, com ênfase no Whatsapp Business, Facebook e Instagran. A atividade foi realizada nesta quinta-feira (05/08) e organizada pela Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar de Erechim.
De acordo com o instrutor e extensionista Cleunir Paris, essa oficina é uma continuidade de atividades sobre marketing que a UCP de Erechim vem desenvolvendo junto às cooperativas. ?A ação é relevante para proporcionar maior efetividade nas estratégias de marketing e para aprimorar a inserção em mercados e o relacionamento com os clientes. Além disso, essas ferramentas apresentam-se como oportunidades para a ampliação dos canais de venda?, explicou. Na oportunidade, Paris e a extensionista e também instrutora da oficina, Angélica Gazzoni, falaram sobre os aspectos práticos da utilização destas ferramentas para fins de negócio e recomendações para o uso profissional.
Participaram dirigentes, colaboradores e associados da Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (Cecafes), da Cooperativa de Laticínios em Ibiaçá (Coolati), da Cooperativa de Hortifrutigranjeiros Doces e Conservas Coloniais Santa Catarina de Cacique Doble (Coohorti), da Cooperativa de Produtores de Alimentos Orgânicos em Economia Solidária de Sananduva (Coopvida), da Cooperativa de Produção Agropecuária Terra e Vida (Coopervita) e da Cooperativa dos Produtores de Erva-mate (Copermate).
Para o presidente da Coolati, Elton Zanatta, a oficina foi muito importante. ?O consumidor está mudando de hábito. Hoje a maior parte das compras acontece de forma on-line. Os ?delivery? e as mídias sociais estão na ativa. É uma fatia nova de mercado para atrair o consumidor. É muito boa essa atividade, que ajuda nossas cooperativas a buscar, ampliar mercados e clientes para se manter e progredir na atividade, avaliou.
Na opinião do secretário e responsável pelo departamento comercial da Coohorti, Cleomir Zaparolli, a avaliação também foi positiva. Para nossa cooperativa foi fundamental. Isso trouxe bem mais visibilidade, conseguimos atingir outros clientes, agregar mais valor. Ainda temos muito para evoluir, mas o resultado já aconteceu e vai continuar acontecendo cada vez mais?, disse Zaparolli. Ele acrescenta que depois da pandemia as pessoas passaram a fazer as compras por meio de aplicativos e redes sociais. É difícil de dimensionar, mas temos certeza que isso veio pra ficar e é só avançar. Quero acreditar que as cosias vão melhorar cada vez mais, principalmente por esse trabalho desenvolvido pela UCP, que a gente espera que continue?, finalizou.
Para a equipe da UCP de Erechim, o marketing digital tem sido aliado de muitos empreendimentos, principalmente em tempo de pandemia, para potencializar os negócios e manter a competitividade diante de um cenário cada vez mais complexo. O desenvolvimento de atividades para promoção dos atributos dos alimentos, divulgação, identificação visual da marca e a busca pelo atingimento de um número cada vez maior de potenciais consumidores têm sido os principais eixos de atuação das Unidades de Cooperativismo, afirma o extensionista da UCP Erechim, Jhonatan Munaretto Imlau. Ele destaque que os resultados observados nas cooperativas são notáveis O propósito é continuar desenvolvendo atividades como esta, em conjunto com as de outras áreas, para que possamos contribuir com esses empreendimentos da agricultura familiar, complementou.
As cooperativas participantes são beneficiárias do Programa Mais Gestão da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que objetiva a qualificação da gestão e acesso a mercados de 124 cooperativas da agricultura familiar do Rio Grande do Sul, e também do Programa de Extensão Cooperativa (PEC), que prevê a introdução de melhorias técnico-gerenciais, produtivas, comerciais, de marketing e educacionais, a fim de auxiliar as cooperativas a desenvolver seus recursos e potencializar o acesso a novos mercados, ambos programas executados pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).