CI

Cotrijal recompensa trabalho dos produtores de leite

Produtores que entregam leite para a CCGL, através da Cotrijal, têm motivos de sobra para estarem satisfeitos


Foto: Marcel Oliveira

Os produtores que entregam leite para a CCGL, através da Cotrijal, têm motivos de sobra para estarem satisfeitos. Pelo quarto ano consecutivo, recebem os dividendos do Programa Leite Real Cotrijal. São R$ 427 mil distribuídos entre 138 produtores.

Mara Terezinha Rossler está no programa desde agosto de 2019 e já colhe benefícios. O valor recebido permite pagar, por exemplo, em torno de 25% da luz gasta durante o ano ou ração pré-parto para 73 animais, mas a ideia é investir na ampliação do tambo. A propriedade, em Tio Hugo, hoje tem 85 vacas em lactação, em sistema Compost Barn, e a intenção é chegar a 132 animais até junho.

O gerente de Produção Animal da Cotrijal, Renne Granato, avalia que o “bônus” é um reconhecimento pelo esforço, dedicação, gestão e inteligência empregados pelos produtores na atividade leiteira. “São R$ 150 mil a mais distribuídos em relação ao ano passado, fruto do aumento do número de produtores, de 94 para 138, e também do crescimento da produção em 2019”, pontua. “Através de esforços individuais e com apoio da assistência técnica da Cotrijal - Devet e Detec - eles produziram mais leite e com mais qualidade”.

Jorge e Rosane Dirings, de Rio Atiassú, Coqueiros do Sul, têm bem clara a evolução alcançada nos últimos anos. “Com o apoio da Cotrijal, melhoramos no todo, desde a gestão até a sanidade, genética, nutrição e produtividade”, avaliam.

A propriedade tem 34 vacas em ordenha e a média de produtividade no ano passado, no sistema a pasto, se manteve acima dos 30 litros/vaca/dia. “O prêmio pago é um grande incentivo, principalmente nesse período em que a seca tem prejudicado a pastagem. São 3,5 a 4% a mais de renda sobre o valor bruto do ano”, calcula Jorge.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.