CI

Cotrimaio realiza o 1º Encontro de Agricultura de Precisão

O programa surge como uma ferramenta de grande potencial, pois proporciona informações que possibilitam um gerenciamento racional da propriedade


Há 3 anos a Cotrimaio implantou um programa de Agricultura de Precisão a fim de realizar junto a seus produtores um melhor acompanhamento da fertilidade do solo de suas lavouras. Através dos resultados das análises de solo são elaborados mapas de fertilidade das áreas, bem como, os mapas de aplicação de insumos para correção das deficiências diagnosticadas. O processo de aplicação dos fertilizantes necessários é realizado através de taxa variável de acordo com a meta de correção que foi almejada.

Nas áreas que é adotada a nova tecnologia se recomenda uma adubação diferenciada para as culturas que forem implantadas a seguir, contemplando apenas a reposição, ou manutenção que a planta necessita para uma boa produtividade. O programa surge como uma ferramenta de grande potencial, pois proporciona informações que possibilitam um gerenciamento racional da propriedade.

O gerente de Produção da Cotrimaio, João Carlos Loro, destaca: “Um dos avanços já obtidos é a demonstração de que as formas tradicionais de se manejar o solo não permitem a identificação dos reais problemas. Com a Agricultura de Precisão podemos gerar um conjunto de informações que passa a ser o centro de todo gerenciamento da propriedade, comprovando que esta tecnologia não requer apenas investimentos em equipamentos, mas também interpretação precisa dos dados gerados”, diz Loro. Hoje o Programa de Agricultura de Precisão da Cotrimaio abrange em torno de 163 produtores, totalizando uma área de 5.600 h a, sendo que desse total de área, mais de 80% já estão com o processo de correção concluído.

Para incentivar esta prática, no próximo dia 26, a Cotrimaio realizará o 1º Encontro de Agricultura de Precisão, tendo por local o CTG - Tropeiros do Buricá de Três de Maio, com início às 13h30min. Os temas a serem abordados são: Programa de Agricultura de Precisão COTRIMAIO, níveis de fertilidade e pontos críticos, recomendação de adubação das culturas após a correção, formas de aplicação de corretivos, importância da qualidade de distribuição dos corretivos, freqüência de reamostragem e a influência do tamanho do grid na homogeneização da área, com palestrantes renomados como: Dr. Eng. Agr. Jackson Fiorin, FUNDACEP, Cruz Alta, Dr. Eng. Agr. Alan Acosta, Drakkar Solos, Santa Maria, PHD Eng. Agr. Telmo Amado, UFSM, Santa Maria. Este evento é direcionado aos produtores envolvidos no programa de Agricultura de Precisão e demais produtores da Cotrimaio. As informações são da assessoria de imprensa da Cotrimaio.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.