CI

Cresce demanda por seguro de transporte de carga

“Quando você tem um segmento mais relevante, é aí que a importância do seguro e gerenciamento de riscos se torna evidente"


Foto: Sheila Flores

O Seguro de Transportes de Cargas, que é obrigatório desde 1987, tem registrado um crescimento expressivo no país no último ano, com aumento de 23,5%, segundo a EZZE Seguros. O serviço é necessário para quem realiza o transporte de mercadorias em rotas nacionais ou internacionais.

De acordo com o diretor de Seguro de Transportes de Carga da EZZE, Paulo Alves, o transporte de cargas é uma atividade sensível à economia brasileira. “O aumento da procura por este seguro reforça a retomada da economia do país”, afirma ele. Consequentemente, esse aumento reflete no índice de acidentes e roubos de cargas - uma das principais coberturas do Seguro de Transportes.

“Quando você tem um segmento mais relevante, é aí que a importância do seguro e gerenciamento de riscos se torna evidente. O seguro e gerenciamento de riscos trabalham lado a lado e seguem de acordo com o produto de atratividade do momento, já teve a época do eletrônico, do farmacêutico… e nós vamos trabalhando esse contra ataque na customização das apólices de seguros”, continua Paulo.

Além disso, ele afirma que a gestão de risco diminui a possibilidade de furtos e roubos, garantindo maior segurança e soluções eficientes customizadas. “A gente não consegue falar de seguro sem falar no gerenciamento de risco, sempre vai ter uma mercadoria que em tal momento será atrativa para roubo”, afirma o especialista.

“É um diferencial, a torre nos auxilia a enxergar o que está acontecendo com o embarque da carga, além do que já está em contrato. Atualmente, temos uma grande tendência a trabalhar mais com o transportador, mas estamos trabalhando em cima de um plano estratégico para atingir também o embarcador, que é o dono da carga”, afirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.