CI

Criada variedade GM do tomate selvagem 

"Este novo método nos permite começar do zero e iniciar um processo de domesticação totalmente novo"


Pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e da Alemanha criaram uma nova cultura geneticamente modificada (GM) a partir de uma planta silvestre de tomat usando CRISPR-Cas9. De acordo com o professor Jörg Kudla, da Universidade de Münster, na Alemanha, a técnica é uma das mais modernas na edição de genoma e essa é a primeira vez que que eles conseguem criar uma nova cultura a partir de uma planta selvagem. 

"Este novo método nos permite começar do zero e iniciar um processo de domesticação totalmente novo. Ao fazer isso, podemos usar todo o conhecimento sobre genética de plantas e domesticação de plantas que os pesquisadores acumularam nas últimas décadas. Podemos preservar o potencial genético e as propriedades particularmente valiosas das plantas silvestres e, ao mesmo tempo, produzir as características desejadas das culturas modernas em um tempo muito curto”, comenta. 

No total, os pesquisadores passaram cerca de três anos trabalhando em seus estudos. Como as espécies de plantas parentais (pais), os pesquisadores escolheram Solanum pimpinellifolium , um tomate selvagem da América do Sul, e também o progenitor do tomate moderno cultivado. Os frutos das plantas silvestres são apenas do tamanho do feijão e o rendimento é baixo, duas propriedades que o tornam impróprio para o cultivo. 

A nova variedade produz mais flores e, portanto, dá mais frutos, a fruta é maior e oval em vez de redonda. O tomate editado contém mais licopeno, que é notado através de uma cor vermelha mais profunda do suco e a planta tem um crescimento mais compacto. "Esta é uma inovação decisiva que não pode ser alcançada por qualquer processo de criação convencional com tomates cultivados hoje", conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.