Criadas frutas com genética 100% chilena
CI
Imagem: Marcel Oliveira
MUNDO

Criadas frutas com genética 100% chilena

Eles pretendem sofisticar oferta
Por: -Leonardo Gottems

Um grupo de profissionais de diferentes instituições conseguiu criar variedades de frutas 100% chilenas, especificamente  uvas, framboesas e nectarinas, informou o portal local chilebio.cl. As novas estrelas da fruticultura nacional chamam-se  Andes Nec , uma série de nectarinas de pele vermelha e muito bom gosto, que resistem em óptimas condições a viagens de 35 a 40 dias como as necessárias para chegar à Ásia,  MaylenÒ , uma variedade de uva de mesa preta, sem sementes, de sabor adocicado e excelente pós-colheita, podendo permanecer até 90 dias gelada em perfeitas condições, o que também permite chegar bem aos mercados mais distantes, e  Santas , que são três variedades de framboesas maiores e produtivas, muito adequadas para a indústria de frutas congeladas. 

A graça de ambos os desenvolvimentos é que eles resolvem um problema crítico para as frutas chilenas:  resistir em boas condições aos longos percursos que os carregamentos nacionais devem percorrer até seus mercados , que, no caso da China, podem levar até 40 dias de navio. Já as framboesas, que  foram criadas por especialistas da Universidade Católica e do Consorcio de la Fruta, vêm apoiar uma área altamente representada por pequenos agricultores de todo o país. 

“Pretendem sofisticar a nossa oferta de exportação através de novas e melhores variedades adaptadas às condições do nosso país. Sem dúvida, isso nos permite ser mais competitivos nos mercados globais, encontrando nichos comerciais mais rentáveis ??e gerando capacidades internas para enfrentar a concorrência e a visão de longo prazo do setor ”, disse o vice-presidente da Corfo, Pablo Terrazas. 

           


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink