Criadores de búfalos apresentam novidades na Expointer

Agronegócio

Criadores de búfalos apresentam novidades na Expointer

A programação deste ano da Ascribu vai reservar o período da tarde para empresas que estão se dedicando em criar produtos exclusivos para os búfalos mostrarem suas novidades
Por: -Janice
383 acessos
Os criadores de búfalos do Rio Grande do Sul prepararam uma série de novidades para atrair os visitantes durante a 32ª Expointer, que acontece de 29 de agosto a 06 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A casa do criador do búfalo foi reformada e ampliada para favorecer os criadores, amigos e simpatizantes da espécie. A intenção é tornar o local como a “segunda casa” do bubalinocultor. “Queremos trazer o associado cada vez mais próximo para continuarmos a nossa trajetória de crescimento”, saliente Sérgio Fernandes, presidente da Associação Sulina dos Criadores de Búfalo (ASCRIBU).

Ao assumir a presidência na edição do ano passado da feira, Fernandes detectou a necessidade de estreitar a relação da Ascribu com os associados, além de criar um ambiente favorável onde os criadores de búfalos do Estado pudessem discutir assuntos ligados à atividade. Esta ação foge um pouco da característica da maioria das associações de criadores, que utilizam a sede em Esteio como um local de comercialização. “O associado poderá trazer sua família e amigos e aproveitar a casa como preferir”, explica o dirigente.

A programação deste ano da Ascribu vai reservar o período da tarde para empresas que estão se dedicando em criar produtos exclusivos para os búfalos mostrarem suas novidades. Os temas que poderão ser conferidos pelos bubalinocultores são: instalações (troncos e currais), uso de sal mineral e proteinado, plano sanitário, cerca de contenção e os novos planos de trabalho da Cooperativa Sulriograndense de Bubalinocultores Ind. e Com. Ltda (COOPERBÚFALO).

Salsichas de búfalo:

Outra grande novidade que acontece na feira é a apresentação de novos produtos da COOPERBÚFALO, responsável pela promoção e comercialização dos produtos derivados de búfalos no Estado. Serão lançados três tipos de salsichas elaboradas a partir da carne de búfalo, inclusive da especialidade Bock, em parceria com o Frigorífico Ouro do Sul, onde serão industrializadas. As salsichas estão em fase de registro e serão lançadas durante a Expointer.
A COOPERBÚFALO contratou o mestre salsicheiro alemão, Uwe Weiss, para conseguir um produto de qualidade. Segundo ele, os produtos elaborados com carne do búfalo são mais saborosos e bem mais saudáveis. “Nossa ideia é oferecer produtos com menos gordura e colesterol sem perder o sabor, por isso não há adição de CMS (Carne Mecanicamente separada do Osso), proteína de soja e fécula de mandioca na elaboração dos produtos”, afirma o mestre salsicheiro. Weiss é natural da cidade de Colonia, na Alemanha, e já mora há quatro anos no Brasil. Em Porto Alegre, ele possui uma empresa de salsicharia, a Uwes Wurst, localizada no mercado público.

“A produção inicial será de 500 Kg e o volume será ajustado conforme a demanda”, ressalta Júlio Ketzer, presidente da COOPERBÚFALO. As salsichas estarão disponíveis ao público consumidor em locais onde já se comercializa produtos a base de búfalo, como supermercados, restaurantes e churrascarias.

“Calculamos que poderemos aumentar significativamente o faturamento da Cooperativa, mas vamos aguardar o primeiro mês de vendas para termos uma ideia melhor. Inicialmente estimamos um incremento ao redor de 30% no faturamento com estes novos produtos”, salienta Ketzer. A COOPERBÚFALO também está desenvolvendo embutidos tipo presunto e mortadela, também com carne de búfalo, que serão lançados em breve.

Animais inscritos na Expointer:

A inscrição de búfalos na Expointer 2009 chegou a 37 exemplares, número muito próximo em relação à edição do ano passado. Do total, 20 são da raça Murrah, 16 da Mediterrâneo e um da Jafarabadi. Não há exemplares da raça Carabao.

Confira a seguir a programação durante a feira:

- Julgamentos:
Mediterrâneo: 31/08/09 - 9h / Pista Central
Murrah: 31/08/09 - 14h / Pista Central
Jafarabi: 31/08/09 - 17h / Pista Central
- Palestras: quinta-feira (03/09/09):
Auditório da Federacite:
16h - Palestra sobre intoxicação em búfalo por organofosforados e antibióticos ionóforos com Maria Cecília Damé, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado
16h45 - Palestra sobre melhoramento genético em bubalinos com Anália Del Valle Garnero, da Universidade Federal do Pampa
17h30 - Pronunciamento dos organizadores do VII Encontro de Criadores de Búfalos a ser realizado entre 24 e 27 de setembro em Belém do Pará
Casa do Búfalo:
18h - Galeria dos presidentes - inauguração da foto do último presidente, Antonio Carlos Trierweiler
Leilão:
- Pista B: 20h.

As informações são da assessoria de imprensa da ASCRIBU e COOPERBÚFALO.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink