CI

Criadores de búfalos apresentam novidades na Expointer

A programação deste ano da Ascribu vai reservar o período da tarde para empresas que estão se dedicando em criar produtos exclusivos para os búfalos mostrarem suas novidades


Os criadores de búfalos do Rio Grande do Sul prepararam uma série de novidades para atrair os visitantes durante a 32ª Expointer, que acontece de 29 de agosto a 06 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A casa do criador do búfalo foi reformada e ampliada para favorecer os criadores, amigos e simpatizantes da espécie. A intenção é tornar o local como a “segunda casa” do bubalinocultor. “Queremos trazer o associado cada vez mais próximo para continuarmos a nossa trajetória de crescimento”, saliente Sérgio Fernandes, presidente da Associação Sulina dos Criadores de Búfalo (ASCRIBU).

Ao assumir a presidência na edição do ano passado da feira, Fernandes detectou a necessidade de estreitar a relação da Ascribu com os associados, além de criar um ambiente favorável onde os criadores de búfalos do Estado pudessem discutir assuntos ligados à atividade. Esta ação foge um pouco da característica da maioria das associações de criadores, que utilizam a sede em Esteio como um local de comercialização. “O associado poderá trazer sua família e amigos e aproveitar a casa como preferir”, explica o dirigente.

A programação deste ano da Ascribu vai reservar o período da tarde para empresas que estão se dedicando em criar produtos exclusivos para os búfalos mostrarem suas novidades. Os temas que poderão ser conferidos pelos bubalinocultores são: instalações (troncos e currais), uso de sal mineral e proteinado, plano sanitário, cerca de contenção e os novos planos de trabalho da Cooperativa Sulriograndense de Bubalinocultores Ind. e Com. Ltda (COOPERBÚFALO).

Salsichas de búfalo:

Outra grande novidade que acontece na feira é a apresentação de novos produtos da COOPERBÚFALO, responsável pela promoção e comercialização dos produtos derivados de búfalos no Estado. Serão lançados três tipos de salsichas elaboradas a partir da carne de búfalo, inclusive da especialidade Bock, em parceria com o Frigorífico Ouro do Sul, onde serão industrializadas. As salsichas estão em fase de registro e serão lançadas durante a Expointer.
A COOPERBÚFALO contratou o mestre salsicheiro alemão, Uwe Weiss, para conseguir um produto de qualidade. Segundo ele, os produtos elaborados com carne do búfalo são mais saborosos e bem mais saudáveis. “Nossa ideia é oferecer produtos com menos gordura e colesterol sem perder o sabor, por isso não há adição de CMS (Carne Mecanicamente separada do Osso), proteína de soja e fécula de mandioca na elaboração dos produtos”, afirma o mestre salsicheiro. Weiss é natural da cidade de Colonia, na Alemanha, e já mora há quatro anos no Brasil. Em Porto Alegre, ele possui uma empresa de salsicharia, a Uwes Wurst, localizada no mercado público.

“A produção inicial será de 500 Kg e o volume será ajustado conforme a demanda”, ressalta Júlio Ketzer, presidente da COOPERBÚFALO. As salsichas estarão disponíveis ao público consumidor em locais onde já se comercializa produtos a base de búfalo, como supermercados, restaurantes e churrascarias.

“Calculamos que poderemos aumentar significativamente o faturamento da Cooperativa, mas vamos aguardar o primeiro mês de vendas para termos uma ideia melhor. Inicialmente estimamos um incremento ao redor de 30% no faturamento com estes novos produtos”, salienta Ketzer. A COOPERBÚFALO também está desenvolvendo embutidos tipo presunto e mortadela, também com carne de búfalo, que serão lançados em breve.

Animais inscritos na Expointer:

A inscrição de búfalos na Expointer 2009 chegou a 37 exemplares, número muito próximo em relação à edição do ano passado. Do total, 20 são da raça Murrah, 16 da Mediterrâneo e um da Jafarabadi. Não há exemplares da raça Carabao.

Confira a seguir a programação durante a feira:

- Julgamentos:
Mediterrâneo: 31/08/09 - 9h / Pista Central
Murrah: 31/08/09 - 14h / Pista Central
Jafarabi: 31/08/09 - 17h / Pista Central
- Palestras: quinta-feira (03/09/09):
Auditório da Federacite:
16h - Palestra sobre intoxicação em búfalo por organofosforados e antibióticos ionóforos com Maria Cecília Damé, pesquisadora da Embrapa Clima Temperado
16h45 - Palestra sobre melhoramento genético em bubalinos com Anália Del Valle Garnero, da Universidade Federal do Pampa
17h30 - Pronunciamento dos organizadores do VII Encontro de Criadores de Búfalos a ser realizado entre 24 e 27 de setembro em Belém do Pará
Casa do Búfalo:
18h - Galeria dos presidentes - inauguração da foto do último presidente, Antonio Carlos Trierweiler
Leilão:
- Pista B: 20h.

As informações são da assessoria de imprensa da ASCRIBU e COOPERBÚFALO.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.