Crioulos são os primeiros a chegar a Esteio/RS

Agronegócio

Crioulos são os primeiros a chegar a Esteio/RS

Por:
125 acessos

Sob forte cerração e após nove horas de viagem, quatro equinos Crioulos da Estância Santa Marta, de São Borja, foram os primeiros a desembarcar para a Expointer, que começa no sábado e se estende até 6 de setembro, no parque Assis Brasil, em Esteio. O macho Robledal Relicário e a fêmea Volumosa 437 Maufer, são finalistas do Freio de Ouro. O outro casal disputará o campeonato de paleteada. O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, abriu os portões para os protagonistas da feira, que pode romper a marca de R$ 500 milhões em máquinas. Em 2008, o faturamento total foi de R$ 383,5 milhões.

Os animais da Santa Marta foram os primeiros a cruzar o portão e descer, mas não a chegar. Meia hora antes, às 5h15min, o caminhão da Cabanha Santa Camila, de Barra do Quaraí, já aguardava na rua, carregado com 20 equinos Crioulos que irão à leilão na quarta-feira. O veículo estava um pouco distante do portão de acesso e acabou perdendo a vez. Segundo tratadores, a intenção ao chegar cedo é não comprometer o desempenho dos animais.

De acordo com o chefe da Fiscalização e Defesa da Secretaria da Agricultura (Seappa), Nilton Rossato, nestes dois primeiros dias o maior movimento é de equinos para os remates e o Freio, cuja morfologia começa na quinta-feira. Ainda assim, era bem cedo quando desembarcaram 13 bovinos da raça Braford das cabanhas Sossego e Pedro Surreaux, ambas de Uruguaiana. Rossato aconselha aos expositores que antecipem a chegada para até amanhã para evitar congestionamento. Nesta edição, os exemplares serão recebidos por 116 profissionais da Seappa, entre veterinários, zootecnistas e auxiliares, que se revezarão entre as 6h e a meia-noite. O chefe do Serviço de Exposições e Feiras da Seappa, José Arthur Martins, lembra que o prazo de entrada de animais a galpão vai até sexta-feira. Até as 20h de ontem, ingressaram 268 animais (134 bovinos, 92 equinos e 42 ovinos).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink