CI

CTNBio se nega a avaliar contaminação por transgênicos

Sob a justificativa de que não havia elementos técnicos necessários, a CTNBio não quis avaliar uma nota técnica feita pela Secretaria de Agricultura do Paraná


Sob a justificativa de que não havia elementos técnicos necessários, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) não quis avaliar uma nota técnica feita pela Secretaria de Agricultura do Paraná em que é comunicada a contaminação de lavouras de milho com espécies transgênicas no Estado. O pedido de análise havia sido feito por organizações não-governamentais (ONGs) e reforçado por representantes do Ministério do Meio Ambiente na comissão.

No entanto, para a maioria dos integrantes da CTNBio a nota era genérica e não trazia elementos necessários para uma discussão científica. A nota da secretaria do Paraná aponta a contaminação de lavouras de milho e atribui o problema à falha de fiscalização. Para entidades ambientais, a notificação põe em dúvida a eficácia da resolução da CTNBio, que fixa uma faixa de segurança entre a lavoura transgênica e a não transgênica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.