CI

Cultivo de feijão com sementes melhoradas vai ser incentivado no PR

Bianchini vai assinar um convênio que prevê o plantio e multiplicação de sementes numa área de 24 hectares


O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, lançou no sábado (15) o programa de melhoramento genético de sementes de feijão no município de Prudentópolis, a 220 quilômetros de Curitiba. O município foi escolhido por ser o maior produtor de feijão preto do País, cerca de 37 mil toneladas, e também por ser o local onde se concentra um maior número de produtores que ainda recorrem a grãos no plantio e por isso apresentam baixa produtividade.

Durante o lançamento, Bianchini vai assinar um convênio com a prefeitura de Prudentópolis que prevê o plantio e multiplicação de sementes numa área de 24 hectares. O convênio será assinado pelo secretário da Agricultura e pelo prefeito Gilvan Pizzano Agibert e deverá beneficiar mais de 1.000 pequenos produtores na próxima safra.

Conforme o convênio, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) irá disponibilizar as sementes de feijão básicas para serem multiplicadas com o apoio da Emater-PR e prefeitura. Em seguida, serão distribuídas aos agricultores do município.

Prudentópolis se destaca na produção de feijão preto e concentra cerca de 7.000 pequenos produtores que ainda não utilizam sementes fiscalizadas, mais produtivas. Bianchini destacou que a Seab está disposta a reverter essa situação neste e em outros municípios. Para isso, as prefeituras, associações de produtores e grupos organizados de produtores, devem firmar convênio com a Seab e Emater para disponibilizar e acompanhar áreas para cultivo de sementes.

O Paraná é o maior produtor de feijão do País, com uma produção total estimada para esta safra 2009 de 750 mil toneladas. A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) está empenhada em promover a melhoria na tecnificação das lavouras de feijão no Estado.

Serviço:
Data – 15/08/2009
Hora – 11 horas
Local – Clube 12 de Novembro
Endereço – Rua Rui Barbosa s/nº – Centro - Prudentópolis

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.