CI

Cursos para diversificação do tabaco têm início no RS

Os cursos serão ministrados em duas etapas distintas


A partir desta terça-feira (23/10), serão iniciados os cursos previstos pela Chamada Pública para a Diversificação do Tabaco, promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Emater/RS-Ascar a agricultores da região Centr-Sul. Segundo o coordenador da execução da chamada pública pela Emater/RS-Ascar, Sérgio Tadeu de Souza, os temas dos 44 cursos que serão realizados foram definidos pelos agricultores beneficiados. “Eles nos disseram, durante as visitações, as áreas que tinham mais interesse em receber capacitação e investir na propriedade”, salientou.


Os cursos serão ministrados em duas etapas distintas, que compreendem, primeiramente, a parte teórica e, ao final uma visita técnica. Na primeira etapa, 23 extensionistas da entidade irão até os municípios de Barão do Triunfo, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Dom Feliciano, General Câmara e São Jerônimo para ministrarem as capacitações. Os cursos terão como temas centrais a bovinocultura de leite, ovinocultura, apicultura e piscicultura “Serão repassadas informações técnicas sobre as culturas e criações, suas potencialidades, limitações, rendas, custos e organização social”, esclareceu Souza.

O primeiro curso acontece em Cerro Grande do Sul, nesta terça-feira (23/10), a partir das 9h, simultaneamente, nas comunidades de Data dos Tavares e Garambéu. O município terá cursos também nos dias 13 de novembro, 4 de dezembro e 11 de dezembro.

Em Barão do Triunfo, os cursos serão realizado dia 24 de outubro, às 9h, na Câmara de Vereadores e também em 14 de novembro, 5 de dezembro e 12 de dezembro. No dia 25 de outubro, São Jerônimo receberá suas primeiras turmas nas comunidades da Quitéria e da Palmeira, às 8h30min. Outros cursos acontecerão no dia 20 de novembro. Já em General Câmara, os cursos estão marcados para o dia 26 de outubro, às 8h, na Câmara de Vereadores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e também para o dia 21 de novembro.

Em Dom Feliciano, no dia 30 de outubro, às 8h, a sede municipal da comunidade da Cavadeira irá sediar os cursos, que também estão programados para 6 de novembro, 6 de dezembro e 13 de dezembro. As primeiras turmas de Chuvisca estão programadas para o dia 31, no Centro de Eventos do município, às 8h30min, e ainda nos dias 7 de novembro e 7 de dezembro. Em Camaquã, os cursos irão acontecer em 1º de novembro às 8h30min, na comunidade de Santa Alta e nos dias 8 de novembro, 7 de dezembro e 14 de dezembro.


O agricultor familiar Manuel Cláudio Pinheiro, de Dom Feliciano, vê com bons olhos a ideia das capacitações, pois, em sua opinião, a diversificação auxilia na subsistência das famílias.

Na segunda etapa, as turmas de pequenos agricultores inscritas nos cursos irão, em visita técnica, até o Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM), onde terão demonstrações e noções práticas das orientações repassadas na primeira etapa. As visitas acontecerão nos dias 18, 19 e 20 de dezembro.

A Emater/RS-Ascar é a entidade executora da Chamada Pública proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e presta auxílio aos agricultores familiares fumicultores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.