Debatida relação entre desenvolvimento sustentável e cooperativismo
CI
Agronegócio

Debatida relação entre desenvolvimento sustentável e cooperativismo

IICA ratifica a importância do Cooperativismo na promoção de uma agricultura competitiva, sustentável e equitativa para as Américas
Presença do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, do Representante do IICA no Brasil, e de Secretários marcam a cerimônia de abertura do Seminário Internacional de Cooperativismo, em Porto Alegre
O cooperativismo e o desenvolvimento sustentável são temas do Seminário Internacional de Cooperativismo, que começa hoje e segue até amanhã, (17 e 18), em Porto Alegre.

O encontro é assinado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, juntamente com a Emater/RS, que conta a participação de mais de 400 representantes das cooperativas, associações, federações, universidades e bancos do Brasil e delegações de outros países da América Latina.

Para os organizadores, esta será a oportunidade de apresentar, refletir e debater o contexto econômico e social, a globalização e o desenvolvimento local/regional, bem como legislação do setor, potencialidades e limites das cooperativas e trabalho.

O Seminário teve início às 10h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura do evento, que conta com a presença de importantes autoridades do estado como o Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, Vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill; o Secretário do Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan; o Diretor geral de Desenvolvimento Rural do Uruguai, José Ignacio Olascoaga; o Representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil, Manuel Rodolfo Otero, entre outros.

Otero comenta que “o IICA ratifica a importância do Cooperativismo na promoção de uma agricultura competitiva, sustentável e equitativa para as Américas. O fato de estar celebrando nosso 70º aniversário implica o relançamento de uma economia rural mais justa e solidária na qual o papel das cooperativas é essencial para melhorar a qualidade de vida das famílias rurais nossos países”.

A parceria do IICA com o estado do Rio Grande do Sul teve início em 1997 e envolveu o apoio ao desenvolvimento institucional, implantação e gestão do RS Rural, ações de reforma agrária e cooperativismo, além do desenvolvimento do setor agropecuário do estado.

Atualmente, o IICA mantém um Projeto de Cooperação Técnica com a SDR/RS que tem o objetivo de fortalecer a economia rural de base familiar e cooperativa do estado, conjugando melhoria de renda, qualificação e sustentabilidade social e ambiental. O Projeto foi assinado em março deste ano. O fortalecimento da capacidade de gestão da SDR; a capacitação de técnicos, gestores e atores sociais; além da realização de estudos técnicos para auxiliar a proposição e a execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento agropecuário gaúcho são os objetivos específicos do Projeto.

Programação do Seminário

Estão previstos cinco painéis, sendo o primeiro às 14h, com Hélder dos Santos Félix Monteiro Muteia, Representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO no Brasil), que abordará o tema O Ano Internacional das Cooperativas pela FAO: o papel do cooperativismo no combate a pobreza e terá como debatedor o secretário Ivar Pavan.

Globalização e o Cooperativismo será o segundo painel, marcado às 16h, também, dia 17, com Américo Utumi, representante da ACI – Aliança Cooperativa Internacional no Brasil. Utumi debaterá com Cláudio Nascimento, membro do Conselho Consultivo do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul – PACS/RJ e membro do Conselho Político do Centro de Educação e Assessoria Popular - CEDAP/Campinas, SP.

No dia 18 (quinta-feira), os debates iniciam às 8h30min, com o painel sobre Marco Regulatório e a Nova Lei Cooperativa. O nome do terceiro painelista deve ser divulgado na próxima segunda-feira, 15.

O "Papel do Cooperativismo no Desenvolvimento Local/Regional" será o tema do quarto painel do Seminário. A painelista é Isabel Cruz Hernández, presidente do Foro Latino-americano e do Caribe em Finanças Rurais – FOROLAC-FR e Diretora-Geral da Associação Mexicana de Uniões de Crédito do Setor Social - AMUCSS. O painel está marcado para as 10h30min e terá como debatedor Claudio Risson (Representante da Associação Nacional do Cooperativismo de Crédito da Economia Familiar e Solidária - ANCOSOL.

"Desenvolvimento e as cooperativas de trabalho: potencialidades e limites" será o tema do quinto e último painel do Seminário Internacional de Cooperativismo. O painelista é Andrés Bedia Alonso (Associado de Cooperativa de Trabalho do Grupo Mondagron), do País Basco/ Espanha. Debaterá com ele, Geraldo Magela da Silva, representante do Ramo das Cooperativas de Trabalho do Brasil.

Baixe o folder do evento Folder Seminario Internacional Cooperativismo.pdf

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink