CI

Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em 13 Estados e no DF

Amanhã (19) e quarta-feira (20), a presença de uma massa de ar seco provoca baixos índices de umidade relativa do ar no norte do Paraná


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de baixa umidade do ar às defesas civis dos Estados de Rondônia, Pará, Amazonas, Bahia, Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e Distrito Federal.


Amanhã (19) e quarta-feira (20), a presença de uma massa de ar seco provoca baixos índices de umidade relativa do ar no norte do Paraná. Entre amanhã (19) e sexta-feira (22), o ar seco mantém as condições de baixos índices de umidade relativa do ar em Minas Gerais, centro-sul do Maranhão, centro-sul do Piauí, oeste e centro da Bahia, centro-norte do Amazonas, sul do Pará, Rondônia, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Alerta-se que, a umidade relativa mínima ficará abaixo dos 30%, principalmente no centro-sul de Rondônia, centro e sul de Minas Gerais e centro, norte e oeste de São Paulo.

Em algumas localidades do Tocantins, do centro-norte do Mato Grosso do Sul, de São Paulo, do norte, noroeste e Triângulo Mineiro, do Mato Grosso, de Goiás e do Distrito Federal, os índices poderão chegar a cerca de 20%. No centro-sul e leste do Mato Grosso e em Goiás, a umidade relativa mínima atingirá 15%.


A Secretaria Nacional de Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

Alerta-se também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.


Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas emitidos para os Estados são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7