CI

Defesa Civil alerta para chuva forte no RS e em SC e baixa umidade no PR

Na madrugada e manhã de sexta-feira, o ar frio favorecerá a formação de geada no sul e oeste do RS


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva às defesas civis do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e de baixa umidade do ar à defesa civil do Paraná.

Nesta quinta-feira (21), uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul, organizando áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no centro-norte do Rio Grande do Sul e do sul ao oeste de Santa Catarina. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 km/h. Também não se descarta ocorrência de granizo localizado.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Entre o fim do dia e amanhã (21 e 22), um sistema de alta pressão chega ao Rio Grande do Sul, provocando queda acentuada de temperatura. Alerta-se para o frio intenso no Estado, com temperaturas mínimas variando entre dois e seis graus nas áreas mais altas, e entre de oito e 12 graus nas demais regiões. Na madrugada e manhã de sexta-feira (22), o ar frio favorecerá a formação de geada no sul e oeste do Rio Grande do Sul.

Sendo assim, a Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar os agricultores para que tomem as medidas preventivas necessárias para minimizar os efeitos da geada. Ressalta-se também que é importante uma atenção especial aos moradores de rua, durante esse período, pois a sensação de frio será ainda maior por causa dos ventos do quadrante sul.

Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22/08), a presença de uma massa de ar seco mantém as condições de baixos índices de umidade relativa do ar no norte do Paraná. Persiste o alerta de que a umidade relativa mínima fica abaixo dos 30%. A Secretaria Nacional de Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

Alerta-se também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. O alerta preventivo emitido para o Estado do Paraná é baseado em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). As informações do Cptec serviram de base para o alerta preventivo enviado ao Estado de Santa Catarina. O alerta preventivo emitido para o Rio Grande do Sul em relação à chuva é baseado em informações do Cpetc e em relação ao frio é baseado em informações do Inmet.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.