CI

Descoberta forma de acabar com mosca-da-fruta 

Interrompendo o processo de formação das manchas das asas elas não podem se reproduzir


Pesquisadores argentinos da Fundação Instituto Leloir (FIL) e do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) descobriram uma variável na coloração das asas da chamada mosca-da-fruta que pode ser fundamental para o combate ao inseto. A mosca é considerada pelos especialistas como sendo a principal praga que afeta a fruticultura. 

Os cientistas explicam que as manchas marrom-douradas das asas da mosca-da-fruta, fator de atração sexual, se formam inesperadamente quando já não existem mais células nas asas. De acordo com o Dr. Luis Alberto Quesada Allué, chefe do Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular da FIL, pesquisador da CONICET e diretor do estudo, a novidade não é capaz de acabar com a praga, mas pode interferir na sua reprodução. 

"Nossa descoberta de fisiologia básica não tem uma aplicação direta para o controle dessa praga, mas a informação poderia eventualmente ser útil para as fábricas que geram milhões de moscas masculinas estéreis (na Argentina e em outros países) para deslocar o fértil e diminuir assim, sua população ", explica.  

A transformação não ocorre apenas nas asas, mas no corpo todo. Segundo os pesquisadores, quando a dopamina e a beta-alanina difusas entram em contato com a enzima sintetase NBAD os pontos castanhos ficam dourados e, ao interrompendo esse processo, as manchas não se formam. "Após a metamorfose, as células-aleta dos insetos adultos jovens morrem e passam por um processo de endurecimento (esclerotização) que as torna aptas a voar", diz a pesquisa. 

Essa é a primeira vez que se identifica a coloração marrom em insetos sem a participação das células. Com essa pesquisa os desenvolvedores buscam reduzir as perdas de alimentos e suas consequências econômicas para os países produtores.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.