Desinformação e burocracia atrapalham a biotecnologia

ALTERNATIVAS

Desinformação e burocracia atrapalham a biotecnologia

Um exemplo disso é o arroz dourado
Por: -Leonardo Gottems
341 acessos

Muitas ferramentas para enfrentar os desafios globais de saúde, como a desnutrição, já estão disponíveis, mas estão presas no "desenvolvimento de um limbo", segundo uma carta de especialistas publicada na revista Nature Plants. De acordo com eles, a desinformação e a burocracia não deixam que a biotecnologia salve vidas. 

De acordo com o professor Johnathan Napier, do Rothamsted Research, da Inglaterra, um exemplo disso é o o estudo de caso do arroz dourado, que foi geneticamente modificado para fornecer mais beta-caroteno (pró-vitamina A) do que outras variedades de arroz. Ele foi criado pela primeira vez por cientistas há quase 20 anos, com o conceito inicial desenvolvido pelo menos 10 anos antes. 

"A deficiência de vitamina A é um grande problema no mundo em desenvolvimento, já que mata ou cega mais de um milhão de crianças por ano e afeta centenas de milhões de pessoas no total. No entanto, até pelo menos no ano passado, nenhum arroz dourado foi cultivado para consumo humano ", diz Napier. 

Além disso, ele afirma que a “tecnologia é comprovada, estudos de segurança rigorosos foram conduzidos, pesquisas nutricionais mostram que o arroz dourado é uma excelente fonte de vitamina A, mas ainda não está sendo produzido, apesar de ter sido formalmente aprovado para alimentos humanos e animais nos EUA., Canadá, Nova Zelândia e Austrália ", continua ele. 

"Ele ficou preso no desenvolvimento de um limbo por muito tempo e não está disponível para as pessoas que se beneficiariam dele. Se houvesse um produto farmacêutico que pudesse obter um benefício semelhante para a saúde pública, mas não estivesse disponível, haveria um protesto público a respeito. E ao contrário de muitas drogas, o arroz dourado foi desenvolvido sem fins lucrativos pelos seus criadores”, conclui. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink