CI

Desmatamento na Amazônia cai 70%

Área preservada é maior que o centro urbano da cidade de São Paulo


Foto: Arquivo

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou, nesta sexta-feira (12) que janeiro registrou queda de 70% em alertas de desmatamento na Amazônia Legal no comparativo com o mesmo período de 2020. Trata-se do menor índice dos últimos quatro anos.

Em janeiro de 2018 eram 183 km² desmatados; em janeiro de 2020 eram 284 km² e em janeiro de 2021 são 86 km². Segundo o órgão a queda vem sendo observada desde agosto, quando somente nesses seis meses houve recuo de 21%. Foram 988 quilômetros quadrados a menos a criar alertas. A área protegida, em comparativo, é maior que o centro urbano de São Paulo, que possui cerca de 950 quilômetros quadrados.

A repressão a degradação do meio ambiente tem sido realizada em uma força-tarefa do Governo Federal, sobretudo no âmbito da Operação Verde Brasil 2, coordenada pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL). Desde o início desta operação, foram apreendidos 331 mil m³ de madeira, 1.699 embarcações, 326 tratores e 20 aeronaves, além da aplicação de 4,8 mil multas, totalizando R$ 3,33 bilhões.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, que também preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, já previa o número no começo deste mês. Ele destacou, na oportunidade, que a fiscalização deve ser efetiva, focada em ações preventivas para evitar que os crimes ocorram.  As forças armadas da Operação Verde Brasil, que combate crimes ambientais na região, deve ficar até 30 de abril.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.