CI

Diminuição do estudo genético ameaça segurança alimentar

O melhoramento de plantas assume várias formas


Foto: Pixabay

Uma equipe de cientistas liderada por Kate Evans, professora de horticultura da Washington State University (WSU), nos Estados Unidos, realizou um estudo e descobriu que a diminuição das práticas de melhoramento genético irá ameaçar a segurança alimentar. Isso porque, eles afirmaram que os EUA estão vendo uma diminuição no financiamento e no pessoal empregado nessas pesquisas. 

"O melhoramento de plantas desempenha um papel crítico na segurança alimentar a longo prazo deste país ", disse Evans. " Os tremendos aumentos na produção de alimentos no século passado são em grande parte devido ao cultivo de plantas, e a população mundial está apenas aumentando”, completa. 

O foco na segurança alimentar tem recebido mais atenção nos últimos meses, à medida que a pandemia COVID-19 se espalha pelo mundo, afirma ele. "O melhoramento de plantas é uma forma sustentável de longo prazo de abordar as preocupações sobre ter comida suficiente e manter nossas fontes de alimentos seguras", disse Evans, que trabalha no Centro WSU para Pesquisa e Extensão de Árvores de Fruta em Wenatchee. 

O melhoramento de plantas assume várias formas, desde melhorar a tolerância a doenças, aumentar a produção, introduzir novas variedades deliciosas ou melhorar a tolerância à seca. “Pode ser uma doença, uma praga, mudança climática, muitas coisas”, disse Evans. "Não vivemos em um ambiente estável e existem muitas maneiras diferentes de lidar com isso”, completa. 

Os patógenos de plantas, como bactérias e pragas, estão sempre se adaptando, então variedades de culturas que foram cultivadas para combater doenças naturalmente começam a perder suas defesas. Os programas de melhoramento de plantas ajudam os produtores a ficar à frente dessas adaptações potencialmente prejudiciais. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.