CI

Disputa acirrada no Freio de Ouro

Sol e calor marcaram prova. Tracionera venceu nos machos e Itaó levou ouro e prata nas fêmeas (RS)


O sol e o calor fizeram com que o público estimado em 25 mil pessoas lotasse as arquibancadas do Freio de Ouro, ontem, no parque Assis Brasil, em Esteio. O tempo bom marcou a edição 2008 da prova, que habitualmente acontece com a pista enlameada pela chuva. Nem por isso, a vibração foi menor, especialmente na competição entre os machos, decidida pela diferença de 0,054 ponto.


O Freio de Ouro dos machos ficou com Rodopio de São Pedro, da Cabanha Tracionera, de São Lourenço do Sul. Esta foi a primeira vez que o animal participou da competição, informou Gustavo Lara, um dos proprietários. O cavalo foi adquirido há três anos e há dois e meio estava em treinamento. Será avaliada a venda de metade do exemplar, já que, conforme Lara, a cabanha possui poucas éguas. O ginete Fábio Teixeira da Silveira montava o animal há quatro meses. O Freio de Prata ficou com Senhor de Santa Thereza, montado por Cláudio dos Santos Fagundes. A terceira colocação ficou com Largo da 3J e o ginete Daniel Teixeira.

Nas fêmeas, teve dobradinha da Cabanha Itaó, de Santiago, na primeira e segunda colocações. O Freio de Ouro ficou com Infância do Itaó e o de Prata, com Jura do Itaó, ambas também montadas por Fagundes. O proprietário, Cássio Souza Bonotto, disse que se dedica à criação de eqüinos Crioulos há 15 anos e destacou que a vitória é de todos que lidam com os animais, desde o responsável pela cocheira até o ginete. No ano passado, a cabanha ficou com o Freio de Bronze. Será feita coleta de embriões de ambas as éguas vencedoras, que também irão para reprodução. O Freio de Bronze foi conquistado por Jaguel Boca Preta, animal da cabanha Septiembre, do Uruguai, montada por Daniel Teixeira. Ele foi escolhido ginete do ano. O troféu de domador do ano ficou com Cláudio dos Santos Fagundes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.