CI

Drones estão auxiliando no combate ao Covid-19

Número de registros no Brasil cresce 20 mil a cada ano


Foto: Pixabay

O assunto drone é recorrente por aqui. Especialmente no último ano o uso na agricultura avançou país afora com empresas de outros ramos investindo no setor e startups surgindo focadas na pulverização localizada e mapeamento de áreas de pragas e medição de terras. Confira uma das matérias que fizemos sobre o tema: O que o agro pode esperar dos drones?
 
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão que regulamenta os drones no Brasil, cerca de 40% do total de Vants registrados são usados para fins agrícolas. A regulamentação é obrigatória e em maio completa dois anos. Confira a evolução dos registros e os estados onde há maior concentração no gráfico abaixo. Importante observar que em 2017 a ANAC passou a fazer o controle a partir de junho.

Artes: Marcel Oliveira/ Agrolink

Com a epidemia recente de coronavírus os drones passaram a ser utilizados para auxiliar no combate à doença. No Rio de Janeiro as aeronaves estão monitorando áreas de aglomeração e emitindo informações de higiene e prevenção. Na China mais de 20 mil drones com uso agrícola passaram a ser utilizados para desinfecção de áreas públicas com alta circulação de pessoas. No Rio Grande do Sul uma startup realizou um voo-piloto, no último dia 24 de março, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O voo ocorreu na orla do principal rio da cidade, com a intenção de validar o uso do equipamento para o combate ao vírus. A tecnologia empregada para pulverização de herbicidas foi adaptada para dispersar uma solução a base de cloro que é o produto adequado por se assemelhar aos desinfetantes domésticos, não liberando cloro gasoso ao ambiente. A tecnologia da startup já está validada e, dependendo do avanço da pandemia no Brasil, poderá ser utilizada em cidades com maiores concentrações de contágio. 

Conversamos com a ANAC para esclarecer algumas dúvidas:

Portal Agrolink: essas ações de uso de drones agrícolas ou não no combate ao Covid-19 são legalmente permitidas aqui no Brasil?
Sim, desde que sejam utilizados por órgãos de segurança pública, de polícia, de fiscalização tributária e aduaneira, de combate a vetores de transmissão de doenças, de defesa civil e/ou do corpo de bombeiros, ou de operador a serviço de um destes. As regras estão no RBAC- E 94.
 
Portal Agrolink: de acordo com a ANAC seria possível usar um drone de pulverização agrícola para fins urbanos em COVID-19?

Sim, mas para usar produtos agrícolas ou outros similares com drones, o Ministério da Agricultura e seus subsidiários devem ser consultados, pois são eles os responsáveis por esse tipo de avaliação/aprovação.
 
Portal Agrolink: como o órgão observa o crescimento de drones para fins agrícolas?
A ANAC acredita que o uso de drones na agricultura é importante para o desenvolvimento do setor, e que cada vez mais os equipamentos remotamente pilotados serão utilizados para a prestação de serviços. Os requisitos para operação de drones estão disponíveis neste link: http://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/drones
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.