É hora de plantar sorgo para silagem
CI
Agronegócio

É hora de plantar sorgo para silagem

Produto rende mais do que a silagem de milho e tem energia e proteína. Cereal pode ser semeado até dezembro
Por:

Pecuaristas podem aproveitar esta época - até dezembro - para plantar sorgo e fazer silagem. A silagem de sorgo é excelente opção para compor a dieta dos animais - bovinos, ovinos e caprinos -, porque rende mais que a silagem de milho (há variedades forrageiras que produzem até 100 toneladas de massa verde por hectare) e tem bom valor energético e níveis médios de proteína: cerca de 8% de proteína bruta, diz a pesquisadora do Instituto de Zootecnia (IZ-Apta) Josiane Aparecida de Lima.

Para o plantio, pode-se optar por cultivares precoces, cujo ciclo é de cerca de 80 dias, ou tardias, de ciclo aproximado de 100 dias. O importante é que a variedade seja de dupla aptidão, que produz grãos e massa verde. "Os grãos são ricos em nutrientes e conferem qualidade à silagem."

A produção da silagem de sorgo requer cuidados, a começar pela colheita na época certa. "Deve-se colher quando os grãos estiverem no ponto pastoso-farináceo, que coincide com teor de matéria seca em torno de 30% a 35%." O próximo passo é picar o sorgo em partículas de 0,5 a 2 centímetros. "A fragmentação correta facilita a mastigação, a ruminação e a digestão, o que aumenta o consumo e melhora o desempenho dos animais." Nesta etapa, deve-se vistoriar as condições das facas da ensiladora com antecedência; se estiverem desgastadas é preciso afiá-las ou trocá-las.

O próximo passo é fazer a compactação da silagem, processo feito com a passagem consecutiva do trator sobre as camadas de forragem. Deve-se usar o trator mais pesado, até a forragem ficar lisa. O trator deve percorrer o silo em toda a extensão da largura, para impedir a entrada de oxigênio no silo. "Quanto mais eficiente for a compactação, maior será a quantidade de silagem armazenada."

Depois, vem a etapa de vedar o silo, feita logo após o seu enchimento. A vedação é feita com lona plástica preta, com espessura de 200 a 300 micra. "Independentemente do tipo de lona usado, as bordas devem ser vedadas - com terra, sacos de areia ou pneus - para impedir a entrada de ar e água."

Na abertura do silo, os cuidados continuam e a primeira dica é abri-lo somente depois de pelo menos 30 dias. E antes de dar a silagem aos animais deve-se observar seu aspecto. "Porções com mofos, bolores, coloração muito escura e cheiro desagradável devem ser descartadas." Outra dica refere-se à espessura da camada de silagem retirada, que não deve ser inferior a 20 centímetros. "Isso garante que o animal consuma a porção mais nutritiva do volumoso."

INFORMAÇÕES: Instituto de Zootecnia, tel. (0--19) 3466-9400


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.