É possível usar águas residuais como fertilizante?
CI
Imagem: Pixabay
PESQUISA

É possível usar águas residuais como fertilizante? 

Estudo é feito na Alemanha
Por: -Leonardo Gottems

Lodo de esgoto, esgoto e estrume líquido são fontes valiosas de fertilizantes para a produção de alimentos.  Os pesquisadores da Fraunhofer desenvolveram um processo ambientalmente correto e livre de produtos químicos que permite que os sais recuperados sejam convertidos diretamente em adubos orgânicos para as plantações. 

A principal característica do processo patenteado, que atualmente está sendo testado em uma planta piloto móvel, é um processo eletroquímico que precipita fosfato de amônio magnésio, também conhecido como estruvita, por eletrólise de uma solução contendo nitrogênio e fósforo. A estruvita precipita da água do processo na forma de pequenos cristais que podem ser usados diretamente como fertilizante, sem nenhum processamento adicional. 

Como os íons de magnésio na água do processo são altamente reativos, esse método requer muito pouca energia. Portanto, o processo eletroquímico consome menos eletricidade do que os métodos convencionais. Para todos os tipos de águas residuais testados até agora, a energia necessária nunca excedeu o valor extremamente baixo de 70 watts-hora por metro cúbico. 

Além disso, testes de longo prazo feitos por pesquisadores do IGB mostraram que a concentração de fósforo no reator da planta piloto caiu 99,7 por cento para menos de 2 miligramas por litro. Isso é inferior à concentração máxima permitida pela Portaria Alemã de Águas Residuais (AbwV) para estações de tratamento que atendem comunidades de até 100.000 habitantes. 

Os cientistas pretendem passar os próximos meses testando a planta piloto móvel em uma variedade de estações de tratamento de águas residuais antes de começar a comercializar o processo em colaboração com parceiros industriais no início do próximo ano.  


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink