CI

El Niño atuará no Pacífico até 2010, diz Organização Mundial de Meteorologia


A Organização Mundial de Meteorologia (OMM), informou que o fenômeno climático El Niño se estabeleceu sobre o oceano Pacífico e poderá causar alterações na quantidade de chuva em partes das Américas, Ásia e África.

Segundo a OMM, o El Ninõ deste ano é moderado em comparação com o de 1997, quando a temperatura do mar subiu dois gaus, mas o fenômeno continuará em atividade até os primeiros meses de 2010.

O diretor-geral do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Brasil, Antônio Divino Moura, disse à Rádio ONU, de Brasília, que o El Niño é um dos componentes que influenciam as formações climáticas.

"Não se pode falar simplesmente sobre o El Niño e seus impactos. Por que se olharmos no passado, e temos estudos feitos desde 1961, veremos que em certos anos do El Niño você tem chuvas abundantes em um local, ou até precipitações normais. Ao contrário também, você pode ter um ano neutro e ter ventos climáticos severos. Então o El Niño é um dos componentes que atuam na formação do clima de uma certa região", declarou.

A OMM alerta que partes do sul e leste da Ásia poderão ser afetadas pelo El Niño devido a diminuição dos ventos monção vindos do mar.

Segundo a OMM, a África também deverá ter um aumento de secas durante a duração do fenômeno.

FONTE

Rádio ONU

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.