CI

El Niño pode transformar seca em ameaça às florestas

"Historicamente, nossa análise de risco se baseia em nosso ativo florestal"


"Historicamente, nossa análise de risco se baseia em nosso ativo florestal" "Historicamente, nossa análise de risco se baseia em nosso ativo florestal" - Foto: NOAA

A possibilidade de retorno do El Niño no segundo semestre de 2026 elevou a atenção para o risco de incêndios florestais no Centro-Oeste, especialmente diante da perspectiva de seca mais severa entre agosto e outubro. O cenário tem reforçado ações preventivas, com monitoramento contínuo, ampliação de equipes, capacitação e modernização de equipamentos voltados à resposta rápida em campo.

Em Água Clara, a MS Florestal mantém uma central de monitoramento responsável por acompanhar focos de calor em florestas próprias, perímetros urbanos, áreas de empresas parceiras e matas nativas. A estrutura atende municípios como Bataguassu, Nova Andradina, Santa Rita do Pardo, Campo Grande, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Inocência, com despachos estratégicos em alinhamento com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Dados apresentados pela Reflore MS durante a campanha Fogo Zero apontam que descargas elétricas são a principal causa de ignição nas áreas monitoradas. O levantamento também destaca riscos ligados a superaquecimento de equipamentos e curtos-circuitos, além da influência de atividades humanas e fatores de infraestrutura.

Segundo Wellington Santos, coordenador de Patrimonial e Brigada de Incêndios Florestais da MS Florestal, o período mais crítico deve ocorrer entre agosto, setembro e outubro. A companhia mantém brigada própria durante todo o ano e ampliou o efetivo diante do início das operações de colheita e do acúmulo de madeira no campo.

"Historicamente, nossa análise de risco se baseia em nosso ativo florestal, mas sabemos que o fogo é um mal que não respeita limites geográficos. Por isso, a esmagadora maioria das ocorrências que combatemos nestes primeiros meses ocorreu em áreas de vizinhos, evitando que as chamas ganhassem proporções gigantescas. Este ano, com o clima severo impulsionado pelo El Niño, nosso foco preventivo é ainda maior. Para alcançar a eficiência em campo, é essencial investir em inteligência e nas pessoas, e é por isso que nossa central em Água Clara e nossos brigadistas estão permanentemente preparado”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7