CI

Ela é encantadora. Prazer, agronomia!

A agronomia, pelos olhos de um acadêmico


Foto: SAM PANTHAKY/AFP/JC

Dizem que devemos amar o que escolhemos fazer, que quando é feito com paixão o trabalho é visto com outros olhos. É o que o estudante de agronomia nos mostra com o artigo Ela é encantadora. Prazer, agronomia!

Maximilian Lässig é estudante de agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul . E, é claro, um apaixonado pela agricultura.

Todas as profissões no mundo exercem papel importante para o desenvolvimento de nossa sociedade,  as a beleza de atuação, ficou reservada para os engenheiros agrônomos. Atuar em uma atividade, que foi o embrião do desenvolvimento da nossa civilização, milhares de ano atrás, a agricultura, por si só, poderia ser a simples resposta para esse argumento, porém, existem outros fatores atrelados a beleza dessa profissão. A razão da nossa existência, é a agricultura.

A  expansão dos países antigos, é a agricultura. As disputas políticas entre países, é agricultura. Sem dúvida, e ao longo da história se comprava, a importância dessa atividade para a humanidade é  imprescindível. O objetivo de garantir o abastecimento de alimentos em todos os lares das famílias em nosso planeta. Mais do que isso, lidar com a natureza, sabendo interpretar os seus sinais e tomar decisões em cima disso. 

Viver momentos de angústia, quando o clima não auxilia e felicidade quando o recorde é batido. Compreender o sistema solo, manejo da água, o relacionamento climaplanta, controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Mecanização. Armazenamento. Comercialização. Efeito da taxa cambial. Gestão de pessoas. Novas demandas e tecnologias. Todos esses fatores compreendem a atuação do engenheiro agrônomo e poder trabalhar diariamente com isso faz com que essa profissão seja a mais encantadora do mundo. 

É um cenário desafiador, não é fácil. Cada safra é um capítulo de uma nova história. E junto com ela novos elementos são adicionados. Além disso, os questionamentos corriqueiros de nossa atividade sempre estão presentes, e são respondidos com muito trabalho, ciência, paixão e produtividade.

Por fim, neste 12 de outubro, comemore! É o seu dia. Aliás, é feriado. Mais saiba, que amanhã, o campo
nos chama novamente e lá estaremos, atuando na profissão mais linda de todas.

Produzindo grãos, frutas, hortaliças, carnes, fibras e energia. Um feliz dia do engenheiro agrônomo!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.