CI

Emater/RN instala sete unidades demonstrativas

A Emater/RN irá orientar os produtores sobre a substituição de copas com mudas selecionadas de caju


A Emater/RN está implantando sete Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs), para orientar os produtores sobre a substituição de copas com mudas selecionadas de caju. Nesta quinta-feira (25-01), será feita a enxertia de clones de cajueiro precoce em Baraúna, e na sexta-feira (26-01), no município de Caraúbas, no Rio Grande do Norte.

O programa está sendo coordenado pelo escritório regional da Emater/RN em Mossoró. Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RN, José Roberval de Lima, as UTds estão sendo instaladas em Mossoró, Areia Branca, Caraúbas e Baraúna. A programação começou há cerca de dois meses com os enxertos de mudas selecionadas em cajueiros improdutivos, utilizando clones de cajueiros precoces.

“Estamos usando material genético de alta qualidade, com as variedades BRS-226, CCP- 76 e Embrapa-51”, explica José Roberval. Segundo ele, já foram feitas enxertias em pomares do assentamento Favela, Alagoinha, ambos em Mossoró; na comunidade rural de Córrego, em Apodi; e no P.A São José, em Areia Branca. Nestas localidades as borbulhas já estão se desenvolvendo.

Em cada UTD são feitos em média 30 enxertos. As copas improdutivas são serradas e em seguida, feito o enxerto dos clones selecionados. Durante o inverno, a Emater-RN estará fazendo o plantio de mudas enxertadas nos pomares. “Serão introduzidas 80 mudas em cada UTD”, informa Roberval, acrescentando que o objetivo é mostrar aos agricultores como melhorar a produtividades dos pomares. As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RN.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.