CI

Emater/RS-Ascar conclui instalação de kits de irrigação em Vale do Sol

Foi concluída na última semana a instalação de 14 kits de irrigação para famílias agricultoras de Vale do Sol


Foto: Divulgação

Foi concluída na última semana a instalação de 14 kits de irrigação para famílias agricultoras de Vale do Sol. Os equipamentos foram obtidos por meio do Programa Segunda Água, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executado pela Emater/RS-Ascar, no qual, além dos equipamentos, as famílias também foram beneficiadas com a construção dos açudes para captação e reservação de água. As famílias foram selecionadas conforme as especificações do programa, tendo seus nomes aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comuder).

Os kits de irrigação por gotejamento contêm caixas d?água, mangueira de gotejamento, filtro, canos e conexões e permitirão às famílias irrigar uma área de 1.000m². Segundo o extensionista rural agropecuário da Emater/RS-Ascar, Dagoberto Antunes, a instalação dos kits irá irrigar principalmente a produção de olerícolas como pepino, tomate, alface, beterraba, entre outros. "Primeiramente é uma garantia de produção de alimentos para famílias, assegurando a segurança alimentar e nutricional delas. Além disso, também irá contribuir para gerar renda com a venda da produção excedente e, em outros casos, passa a ser também uma alternativa de renda produzindo exclusivamente para venda ao mercado consumidor", pondera.

Antunes ressalta que com a chuva registrada no município na última semana, em média 52 milímetros, retornou a umidade do solo. Contudo, as culturas como milho, pastagens e tabaco são as principais afetadas. "Os agricultores estão apreensivos com relação a confirmação ou não da baixa dos volumes de chuva nos cultivos de verão. A chuva desta semana renovou o ânimo e, com o retorno da umidade no solo, culturas como o milho podem garantir uma produção dentro da normalidade", avalia.

Contudo, o extensionista orienta aos agricultores que implantem outras práticas visando a retenção da água no solo. "O manejo da qualidade do solo a fim de aumentar a capacidade de armazenamento de água, aquisição de feno para eventuais diminuições de oferta de alimento para os rebanhos, são algumas das estratégias que os agricultores podem tomar para minimizar os impactos da estiagem na sua propriedade", orienta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.