CI

Emater/RS-Ascar recomenda cobertura do solo durante entressafras

Durante o período de entressafras é necessário um manejo especial do solo, para mantê-lo fértil e produtivo


Durante o período de entressafras, entre março e junho, é necessário um manejo especial do solo, para mantê-lo fértil e produtivo. A Emater/RS-Ascar recomenda a cobertura do solo por meio de culturas e plantas forrageiras, e a operação colher/semear, que visa proteger o solo durante esse período. 

De acordo com Edemar Valdir Streck, assistente técnico estadual de Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, diversas culturas podem ser utilizadas na cobertura do solo. O que a gente recomenda é que se cubra o solo com qualquer outra planta, podendo ser com ressemeadura de milho colhido, não precisando, assim, comprar semente, milheto, capim-sudão, sorgo ou nabo-forrageiro para fins de cobertura de solo no período de entressafra, explica. Ele explica que a escolha dessas alternativas depende dos recursos disponíveis ao agricultor.

Streck também recomenda que se utilize adubação nitrogenada. Isso serve para complementar a competição de nitrogênio na decomposição da palha com a necessidade da planta, pontua. Uma das exceções é quando a cultura de aveia é plantada em cima da de nabo-forrageiro. Nesses casos, o próprio nabo forrageiro serve como adubo para a aveia, exemplifica. 

Sem a cobertura e manejo adequado do solo pode ocorrer a excessiva compactação do mesmo. A compactação reduz a capacidade de absorção da água e seus nutrientes minerais, principalmente em solos argilosos, ressalta Streck. Justamente para evitar esse fenômeno, é recomendado esse ciclo de cobertura, para o solo não ficar diretamente exposto à ação do sol. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.