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Embraer e Ipanema comemoram 40 anos de história

Neste dia 19 de agosto é comemorado o dia Nacional da Aviação Agrícola, aniversário da Embraer e do projeto do Ipanema


Neste dia 19 e agosto é comemorado o dia Nacional da Aviação Agrícola. Para traçar uma trajetória deste segmento devemos relembrar que na mesma data foi assinada a criação da Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.- ocasião em que o projeto do primeiro avião agrícola Ipanema também foi concebido, juntamente com o do avião civil bandeirantes. Estas duas aeronaves foram os carros chefes da pesquisa e industrialização aeronáutica brasileira.

O EMB Ipanema fez seu primeiro vôo em 1970, foi entregue em 1971 e foi exportado em 1975 para o Ministério da Agricultura do Uruguai, atualmente a aeronave é o principal avião agrícola brasileiro.
 


Em 1980 a Embraer assume controle acionário da Neiva,transferindo para esta empresa a engenharia e toda a linha de produção dos aviões leves e Ipanema, dando início à ativação das instalações da unidade Embraer/Neiva em Botucatu - SP. Nestes 40 anos os aviões agrícolas sofreram modernizações. Em 2002 a Embraer estudou o mercado para o lançamento do Ipanema movido a álcool, e que hoje é bastante atuante no mercado atual de aviação agrícola.

Como um avião agrícola não pode voar por muito tempo, somente durante as pulverizações, a aeronave movida a álcool de torna extremamente viável economicamente, além de aumentar a potência em 7% e poupar 60% do valor gasto em combustível. Segundo o assessor de imprensa da Embraer, Ricardo Santos, “o Etanol custa quatro vezes menos que a gasolina de aviação. No ganho da potência é importante porque como o vôo é baixo, é necessário recuperar altura em menos tempo”.
 
A Indústria Aeronáutica Neiva, subsidiária da Embraer, recebeu a certificação do Centro Técnico Aeroespacial (CTA) para o Ipanema movido a 100% álcool hidratado no dia 19 de outubro de 2004. O Ipanema é o primeiro avião de série no mundo a sair de fábrica certificado para voar com este tipo de combustível.

Desde 2004 a Embraer comercializa a aeronave com as duas opções de tecnologia, nas versões a gasolina (AV_GAS) ou a álcool (AV_ALC), mas a grande maioria dá preferência para a aeronave movida a álcool, exceto em regiões em que o combustível tem difícil acesso. Outra medida desenvolvida pela Embraer desde o lançamento do Ipanema a álcool é o kit de conversão ao optar por converter o equipamento a gasolina por etanol os técnicos da empresa fazem a mudança regularizada e com segurança. No final de 2004 já haviam sido comercializados 200 kits. O Ipanema é o campeão brasileiro de vendas em seu segmento, a demanda de comercialização de aviões agrícolas é maior nos estados do Centro-oeste e do Sul.

O Portal Agrolink passou a se comunicar diretamente com o público da aviação agrícola em fevereiro de 2007, quando criou uma seção com este nome. 
 
Parabéns pelo Dia Nacional da Aviação Agrícola à indústria da aviação agrícola, aos pilotos e todos os que confiam e prezam este serviço na sua propriedade rural.

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