CI

Embrapa: custo de produção do frango atinge recorde histórico

Custo referencial superou ligeiramente os R$ 2,48/kg


Como previu o AviSite há menos de 30 dias, em setembro de 2015 o custo de produção do frango atingiu valor recorde histórico, superando em 4,5% o recorde anterior, imbatível há mais de três anos, ou seja, desde agosto de 2012.

De acordo com a Embrapa Suínos e Aves, no mês passado o custo referencial levantado mensalmente pelo órgão (base: aviário com climatização positiva no estado do Paraná) superou ligeiramente os R$ 2,48/kg, alcançando valor que representou aumento de 7,13% sobre o mês anterior e de 22,55% sobre o mesmo mês do ano passado.

Em relação ao primeiro levantamento, realizado em janeiro de 2010, o custo mais recente levantado pela Embrapa está em vias do dobrar (gráfico abaixo). Já o preço médio recebido pelo produtor de frangos (base: interior de São Paulo) registra, entre um período e outro, incremento de pouco mais de 80%.

Infelizmente, porém, o atual recorde de custo é absolutamente efêmero. Pois, considerada a evolução de preços do milho e do farelo de soja nos primeiros 20 dias deste mês, o custo de produção de outubro corrente deve ser ainda maior, podendo ficar até 100% (ou mais) acima do que foi registrado no início de 2010.

Já o preço pago pelo frango vivo não tende a qualquer evolução positiva. O mercado permanece firme, com um nível de oferta que, teoricamente, permite novos ajustes. Mas, aqui, existe um limite, imposto por um consumidor exaurido. Por isso, o custo deve continuar evoluindo à frente da remuneração recebida pelo produtor. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.