Embrapa abre vagas para curso de cultivo de cogumelos

Agronegócio

Embrapa abre vagas para curso de cultivo de cogumelos

O prazo para se inscrever é o dia 13 de outubro e o edital está disponível na internet
Por: -Janice
213 acessos

Os cogumelos são alimentos muito nutritivos - com quantidade de proteínas superior a da carne – de 28 a 34% contra 14% da carne - e acima de alguns vegetais e frutas, ricos em vitaminas e carboidratos, e com baixo teor de gordura. A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica – FUNCREDI promovem, no período de 20 a 24 de outubro, o 41º Curso sobre Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais, a partir de uma tecnologia chinesa adaptada para o Brasil, denominada Jun-Cao. Essa tecnologia barateia a produção desses fungos, já que utiliza substratos de gramíneas, ao invés de troncos de árvore e serragem, usados nos meios de cultivo tradicionais.

Em 1995, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arailde Urben, trouxe essa técnica da China e adaptou-a para o Brasil. De lá para cá ela tem se esforçado para divulgá-la junto aos produtores brasileiros, especialmente a partir de cursos, visando tornar o cultivo de cogumelos mais popular, já que a produção desses fungos é ainda inexpressiva, quando comparada com outros países. O consumo de cogumelos per capita no Brasil é de apenas 30g/ano, contra 2 kg na França, por exemplo.

O banco genético de cogumelos para uso humano da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia conta atualmente com mais de 300 espécies de interesse alimentar e medicinal, incluindo o shimeji (foto) e o shitake, que são espécies muito utilizadas na gastronomia contemporânea, entre outras.

A pesquisadora Arailde Urben enfatiza que ainda há muito a ser feito para a divulgação dos cogumelos no Brasil. “É importante que a população conheça os benefícios desses alimentos para a nutrição e a saúde e passem a incluí-los em sua dieta alimentar”, afirma. Por isso, ela promove, no mínimo, dois cursos por ano na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, para disseminar essa técnica para os produtores brasileiros e aumentar o cultivo desses fungos no país.

Palestras sobre propriedades medicinais dos cogumelos abertas ao público

O limite de vagas para o Curso é de 50 participantes, mas no dia 24 de outubro (sábado), as palestras da parte da manhã serão abertas ao público. A primeira, de 8 às 9h15, será apresentada pela pesquisadora Arailde Urben e vai abordar o tema: “Cogumelos funcionais e sua importância na saúde humana”.

A segunda, intitulada “Experiências com o uso de cogumelos na clínica médica e na terapêutica nutrológica”, será ministrada pelo médico ortomolecular do Rio de Janeiro, Dr. Márcio Bontempo; a terceira, “Cogumelos medicinais: do alimento ao medicamento, uma história milenar”, pelo médico Marcelo de Souza Gennari e a quarta e última ”Efeitos Terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum” será apresentada pelo médico ginecologista e oncologista de São Paulo, Dr.Jorge Laerte Gennari.

“Essa é uma oportunidade importante para que os profissionais da área de saúde do DF e o público em geral conheçam melhor as propriedades medicinais dos cogumelos e os seus benefícios para a saúde humana”, ressalta Arailde.

O curso será realizado na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica, final da Avenida W5 Norte, em frente à Câmara Legislativa, Brasília - DF), no período de 20 a 24 de outubro.

O edital e a ficha de inscrição podem ser acessados no site: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos.html . As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink