CI

Embrapa lança cultivares para cana-de-açúcar

Área plantada com a gramínea no RS está em 35 mil ha


A Embrapa Clima Temperado deverá indicar nos meses de setembro e outubro variedades de cana-de-açúcar com características agronômicas que permitam não só enfrentar o frio da região Sul, mas também ampliar o período de colheita e de utilização na indústria. O estudo pode garantir ao Rio Grande do Sul o caminho da autossuficiência na produção de álcool, já que o RS importa 98% do que é consumido. "Queremos atender à demanda de um Estado que produz menos de 10% do que necessita", salienta o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Sérgio Delmar dos Anjos.

Segundo ele, a intenção é que, em cinco anos, a área plantada no Estado, hoje em 35 mil hectares, seja dobrada para corresponder à necessidade das cooperativas. "Queremos sugerir um conjunto de variedades que permitam uma colheita mais longa, de abril a novembro, e não de junho a novembro, como é atualmente. O desenvolvimento de cultivares precoces é o nosso ideal", explica. As pesquisas analisam o melhoramento e os recursos genéticos, os manejos do solo e fitossanitário, o zoneamento e a ecofisiologia da planta para atingir maior produtividade e ampliar o teor de sacarose.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.